sexta-feira, 24 de julho de 2009

''Vale a pena humilhar-me?''


Os israelitas,quando não se conformavam com alguma coisa que estava lhes acontecendo,principalmente os reis,despiam suas vestes reais,suas roupas coloridas,e cheia de preciosidades,se vestiam de panos de saco,derramavam cinza sobre suas cabeças e assim,iam até a presença de Deus orar e se humilhar.O rei Ezequias foi um dos que fez isto.O rei da Assíria ameaçava destruir Jerusalém.Não era uma ameaçazinha boba,ele veio tomando diversos reinos por onde passava,era forte e violento,e se gabava de nenhum dos deuses das outras nações poder livrá-las de suas mãos.Pôs o povo em pânico,e diante disso,Ezequias,rei em Jerusalém se despiu de suas vestes reais e humilhou-se perante o Senhor.Suas palavras ficaram conhecidas naquela canção do Diante do Trono:''dias de angústia,de perseguição,dias de vergonha,mas sei que o meu Deus não é como os outros feito por mãos;abre os teus olhos Senhor e vê Criador dos céus e da terra,salva-nos das suas mãos agora,que todos saibam que só Tu Senhor És Deus..'' A resposta não poderia ser mais completa:''Assim diz o Senhor a respeito do rei da Assíria:Não entrará nessa cidade,nem lançará nela flecha alguma;tão pouco virá contra ela com escudos ou levantara contra ela tranqueiras,voltará pelo caminho que vier..''-Isaías 37:33-34.

Outro rei que adimirávelmente se humilhou,com panos de saco e cinza,foi o rei de Nínive,quando Jonas-depois de devolvido do ventre da baleia-apregoou que Deus destruiria a cidade.Ele não só desceu do seu trono(quantos líderes precisam descer um pouco do seu trono!),se vestindo com panos de saco e cinza,como jejuou,proclamou um fortíssimo jejum por toda a cidade onde nem homens ,nem animais deveriam comer ou beber,e onde cada um deveria pedir perdão a Deus e se converter do seu mau caminho.Aspas para dizer que hoje em dia é difícil um líder dar ouvidos a um profeta que Deus envia,ás vezes o irmão mais desprezível da Igreja,quando este apregoa correção!O resultado,foi o arrependimento de Deus em destruir.Jonas não gostou muito,afinal sua profecia não se cumpriu,mas Deus explicou-lhe que maior que Sua justiça,é a Sua compaixão por homens que não sabem discernir ''entre a mão direita e a esquerda''.

Sabe,vestir vestes de humilhação perante Deus quando o mundo inteiro parece estar em festa-inclusive o restante da Igreja,não é fácil.Se humilhar com jejuns,com choro,quando o mais natural pra todos é rir do problema e empurrá-lo com a barriga,não é fácil;mas quem se humilha,reverte grandes estragos.Quem se humilha pra Deus com panos de saco e cinza na alma,alcança a proteção do Senhor contra inimigos mais fortes que nós,e até mesmo recebe o perdão de Deus.

Sim,vale a pena,mesmo quando todos estão em festa,vestir panos de saco e cinza e se humilhar perante Deus.

2 comentários:

Mônica Siqueira Fontes disse...

Graça e Paz, amada do Pai.
Obrigada pelas palavras, elas me deram mais forças para continuar postando e glorificando o nome de Deus.
Quanto a sua recente postagem quero deixar para seus leitores:
“Sacrifícios agradáveis a DEUS são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezaras, ó DEUS”. (Salmos 51:17)
E que continuemos na verdadeira Paz q somente Cristo dá.Bjs

Anônimo disse...

Paz seja contigo Alessandra parabéns pelo seu texto ,,altamente biblico e de muita inspiração,,que o senhor continue derramando sobre ti esse dom maravilhoso de nos revelar sua palavra,,e realmente a Monica esta coberta de razão e como encontramos em Oseias 6:6 Miséricordia quero e não sacrificios!! graça e paz seja contigo e familia !!!!

Edificando em todo lugar..

type