sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Reis e sacerdotes-parte 2-


Quando Deus derramou a última praga sobre o Egito fazendo com que morresse todo primogenito e animal,livrando aquele dia somente os filhos de Israel,determinou que todo primogenito entre homens e animais em Israel.lhe fossem consagrados.Seriam os mais especiais dentro de um povo já especial.Deus tinha planos para os primogenitos.-Exodo 13
Um dia ,enquanto Moisés recebia as tábuas da Lei no monte,o povo se corrompeu fazendo um bezerro de ouro e se prostrando perante ele.Quando Moisés desceu proclamou:''Quem é do Senhor,venha para cá''-somente a tribo de Levi se apresentou.Então Moisés ordenou que cada um estendesse a espada contra seu próprio amigo,em vingança por ter desobedecido a Deus adorando o bezerro.Exodo 32:25-29
Naquele dia,Deus percebeu que a tribo de Levi,tomando posição contra seus próprios amigos,deixou claro que servir a Deus era mais importante pra eles do que qualquer outra coisa.Então o Senhor fez uma troca,quem passou a ser-lhe consagrado foi a tribo de Levi,e não mais os primogenitos.Deus ''comprou ''cada levita pra si,e a moeda de troca foram os primogenitos.Por cada levita tanto entre homens como entre animais,um primogenito.-Números 3:45-51
Qual era o propósito de Deus?Os levitas,quando o templo móvel,a saber o tabernáculo que era montado e desmontado a medida que seguia a ''andança'' pelo deserto,seriam os únicos que poderiam cuidar dos utensílios sagrados,oferecer sacrifício em nome do povo, e Arão,seus filhos e descendentes,os únicos que poderiam entrar no santo dos santos,separado pelo véu,e comer uma parte uma parte do que o povo trazia em sacrifício a Deus (cordeiros,e sua gordura).Levitas e sacerdotes não teriam parte na herança quando a terra fosse dividida,o próprio Deus seria sua herança,e em cada tribo,uma cidade era separada para morada dos levitase sacerdotes.Resumindo;não trabalhavam na terra e no gado como as demais tribos,comiam porém o melhor de tudo que era trazido a Deus(e eram as primícias) uma parte eles podiam comer.Levitico 7:28-38
Se compararmos hoje com pastores,veremos semelhanças:a maioria vive da obra,dos dízimos e ofertas,(eu vivo do meu trabalho e do trabalho de meu esposo,não temos salário pastoral pois somos iniciantes)e isso não é errado biblicamente nem no novo ,nem no antigo testamento.Mas um bom pastor ,tal qual os levitas,deve por a vontade de Deus sempre em primeiro lugar,ser seu íntimo amigo para ser aceito sempre no santíssimo lugar,não deve ser ganancioso,e deve ter compaixão pela Igreja,pois embora não se tragam mais animais para o sacrifício,eles tem o dever de ser o principal intercessor de cada membro .
Na cruz porém,quando o véu foi rasgado,ficou claro que cada um de nós tem livre acesso a Deus em oração.E na minha opinião,nenhum cristão deve esperar tanto em seu líder ou em outro irmão que julgue ser mais espiritual,mas orar ele mesmo,ter comunhão íntima com Deus.
Se todos somos sacerdotes,todos também somos intercessores.Que pena que o povo cristão,muitas vezes se esquece que é o sacerdote de seu país,o que intercede,que se põe na brecha.É um sacerdote em sua Igreja,quando percebe que alguns estão em pecado,ora,se compadece.Quando percebe alguém desfalecendo,ora por ele,pelo doente,etc...infelizmente,muitos assumem mais posição de acusador do que de um intercessor.
Se somos sacerdotes,o somos por nossa ''tribo'':marido,esposa,filhos,pais,irmãos,sogros,cunhados,sobrinhos...somos constituídos reis e sacerdotes,porque temos -ou devíamos ter-autoridade entre os homens,tomando decisões,fazendo justiça,melhorando todo lugar por onde passamos,sendo cabeça e não calda ;e autoridade nos céus,para com ousadia e claro,temor;interceder ,pagar um preço de oração,reverter a ira do Senhor em misericórdia,ser uma voz que ele aceita e ama,pedindo clemencia por nosso lar,nossa Igreja,nosso bairro,nossa cidade,nosso país,etc....um sacerdote chora e sofre mais pelo corpo de Cristo do que por si mesmo.
Portanto,a partir de hoje tome posição santa diante de Deus,se consagre,se envolva,leve a sério,e então seja rei,seja sacerdote, pois foi o Senhor quem nos escolheu e assim nos constituiu.
Fiquem na paz, medite nesse versículo eaté logo:Eze 22:30 - E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

2 comentários:

Artes da Ninha disse...

Olá! Ótimo texto!
É pura verdade o q vc ta falando!
Bjss

Anônimo disse...

Alesandra paz seja contigo e familia...!!!
Bom gostaria em primeiro lugar a te agradecer pelo apoio espiritual...!!!
Eu sou uma pessoa que dificil peço ajuda em minhas batalhas.... mas sei que quando não estou muito bem é preciso unir força... (Eclesiastes 4:12) - E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Pois é no silêncio do pai que espero, mas agrdeço porque também sei que a oração de um justo pode muito em seus efeitos..!!!
Bom Alessandra seus textos sempre me fortalece...esse especialmente tocou muito... parabéns pelo seu trabalho te desejo um forte abraço... a você e toda sua familia paz amiga !!!

Edificando em todo lugar..

type