segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Conselhos-para quem pedir?


Pro 24:6 - Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.

2 Crônicas 10:8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram; e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com ele, e estavam perante ele.

Hoje o tema de nosso post é conselho.
Muitas vezes nos pegamos em situações de indecisão,a nossa frente duas ou mais opções; alguma atitude devemos tomar,mas não conseguimos ver com clareza qual delas é a ideal.
Houve entre o povo de Deus um rei muito jovem,cujo nome era Roboão,ele foi filho de Salomão,neto de Davi,e assumiu o trono assim que Salomão morreu.Roboão assumiu um governo difícil,Salomão havia subido muito o valor dos impostos em Israel,alguns pregadores,chegam a dizer-e até faz sentido-que ele fez isso devido aos gastos que tinha para sustentar suas mil mulheres,sendo 300 delas rainhas e mais 700 concumbinas.Digo que faz sentido porque muitos homens foram a falência por causa de uma só mulher,imagine mil?!
Bem,suposições a parte,Salomão estava morto,e Roboão estava diante de um povo insatisfeito com impostos tão abusivos;pedindo que tivesse complascência,e fosse um pouco mais generoso que seu pai.
Incapaz naquele momento de se decidir sozinho,Roboão consultou os homens mais velhos,anciãos da terra,e estes lhe aconselharam dizendo que se ele fosse generoso para com o povo,certamente eles lhe serviriam de bom grado e seriam seus aliados,por gratidão.
Roboão,não satisfeito consultou então seus amigos,jovens como ele,que haviam crescido consigo,e estes,numa ousada malícia própria de boa parte dos jovens ,subestimando totalmente os direitos daquele povo e sem nenhuma compaixão pelo fardo pesado de impostos tão altos,aconselharam Roboão a aumentar ainda mais os impostos dizendo:''o meu dedo mínimo é mais grosso que os lombos de meu pai''.-1Reis 12:10
Que resposta mal-criada!O que Roboão,e aqueles jovens não sabiam,é que pra toda ação existe uma re-ação,neste mundo,se queremos ser bem tratados,devemos também assim tratar a outros,e olha que foi Jesus quem disse isso:


Luc 6:31 - E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
A partir de então com excessão de Judá,todo o Israel(11 tribos restantes)se rebelaram contra o reino da Casa de Davi,levantando outro rei para reinar sobre si.
Biblicamente falando,tudo isso estava pré determinado por Deus,uma vez que Salomão havia pecado erigindo altares a outros deuses,e Deus lhe dissera que tiraria dele o reino,e só deixaria uma tribo por causa da promessa feita a Davi que não lhe faltaria sucessor no Trono entre seus descendentes.
No entanto,o princípio que quero deixar claro aqui,é que conselho é bom sim,e com conselhos prudentes,como esta escrito em Provérbios,pode -se ''ganhar muitas guerras'',mas é preciso saber para quem pedir um conselho,não devemos nos aconselhar com pessoas despreparadas,imaturas,e sim com os ''mais velhos ''espiritualmente,mais experientes.
Ah se os jovens soubessem disso!Prestariam mais atenção no que lhes ensinam os pais,os pastores,os professores,enfim,todos aqueles que já passaram pelos mesmos caminhos em que ele passa agora.
Sim,conselho é bom,mas apenas o conselho de pessoas sábias,que mostram com sua própria vida o valor de sua sabedoria.Se não tiver alguém assim junto á você,recorra ao Espírito Santo diretamente,pois Ele nos aconselha,e seus conselhos são infalíveis.
Por hora é só,termino o post ainda me lembrando de algo escrito no Livro de Provérbios,que aliás,e o Livro que mais contem conselhos em toda a Bíblia,coisas para serem postas em prática em nosso dia-a-dia,foi ironicamente escrito por Salomão,mas foi escrito antes de sua velhice,quando enlouqueceu por causa de suas mulheres sacrificou a outros deuses,meditemos então:
provérbios 1:
7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

3 comentários:

Thaty nogueira disse...

Realmente muitos jovens deixam de ouvir conselhos sábios de seus pais e acabam se dando mal... e não é diferente da vida com Deus, tantas vezes deixamos de fazer o que a Bíblia diz (OS MELHORES CONSELHOS) pra fazer do nosso jeito e no final... tudo dá errado!
Na dúvida, busque as respostas na palavra de Deus e pergunte-se: "O que Jesus faria em meu lugar?"

Anônimo disse...

Alê paz seja contigo!
Minha irmã irma você pode até não acreditar, mas o seu post veio acalharcom minha presente situação, assim como você deve ter lido o meu post sobre esperar no senhor.
Meu dilema, é justamente em obter uma resposta do senhor.. thram tcharam... estou em love.. e gostaria muito de receber não somente a aprovação do senhor mas sim que sua vontade seja em primeiro lugar.
Mas em tudo eu ja orei, e continuarei a orar... e estou sentindopaz.. sobre o assunto...
E fico impressionado como você sempre fala ocultamente com seus textos direto em meu coração...
Deus continue abençoando você Alê ... você é uma mulher muito agraciada por Deus.. saibas disso.. e no mais deixo meu carinho fraternal para ti e para o Alex.. e crianças... paz e graça!

Dijandira Ferreira disse...

O principio da sabedoria é temor a Deus; quando temos esse temor o próprio Espírito Santo nos orienta sobre todos os assuntos através da palavra do Senhor.

Edificando em todo lugar..

type