terça-feira, 2 de março de 2010

Grandeeeeeeezas


Se eu assisti o filme 2012?Sim,assisti ontem aqui na loja,depois de postar o link no blog,aproveitando o dia mais fresco e a chuva...
Achei um filmão,do tipo que eu gosto,tinha mocinho querendo salvar a família,muita ação e-marmelada!-diga-se de passagem,mas realmente um bom filme.
Claro,que não tenho uma cabeça tendenciosa ao impressionismo,e não é por causa do filme que vou sai por aí apregoando o fim do mundo,não ,por isso não...mas sim pelos dias que temos vivido.Já notou como muitas cenas lembram nossa realidade actual?Quando vi uma ponte caindo no filme,lembrei-me de uma que caiu aqui no Brasil,e quando vi casas inteiras vindo a baixo,recordei de Angra dos Reis no início do ano,do Haiti,do Chile etc...
Na verdade,seria bom que o filme acabasse e nossa realidade estivesse muito diferente,mas na verdade não esta.O que vejo ,é toda estrutura humana,em vários lugares diferentes vindo a baixo.Nós que passamos uma vida juntando tesouros em celeiros onde ''a traça corrói e os ladrões minam e roubam...''.Nós que muitas vezes deixamos de orar por falta de tempo,pois nosso tempo é dedicado a nossos projetos materiais...ví no filme e tenho visto na vida real,castelos de sonho vindo a baixo,por causa de enchentes,terremotos , tisunames e maremotos...
Na verdade,tenho visto tudo isso,graças a Deus,de um lugar seguro,e talvez por isso,eu estava tão incomodada ao olhar para as paredes de minha sala e quarto,pensando comigo:''preciso comprar tintas pra pintar estas paredes!''...aí dei uma olhada no sofá e pensei''esta muito velho e duro,precisa ser reformado''...aí orei,e o Senhor me deu a resposta conveniente e adequada a minha futilidade,a resposta que ele deu á Baruque,através do profeta Jeremias,em tempos de destruição também,e foi assim:
2 Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o SENHOR tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso.
4 Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que o que edifiquei eu derrubo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra.
5 E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.
Baruque era uma espécie de escrivão do profeta Jeremias,tudo o que Deus inspirava Jeremias a dizer,era Baruque quem escrevia,e eu fico imaginando a cara que ele fez quando,de repente,ao invés de Deus usar da boca de Jeremias para profetizar sobre Israel,começou a enviar um recado para o próprio escrivão,Baruque.
Não sei qual foi o motivo de sua lamentação exatamente,mas ele alegava que Deus tinha ''acrescentado tristeza á sua dor,e que vivia gemendo,sem descanso''
Será que um Baruque dos nossos dias estaria ,como eu,preocupado com as paredes precisando de uma nova pintura,ou a sala de uma nova decoração,mesmo estando em segurança,numa casa que não chove dentro,apresentável e segura,com sua renda garantida e um carro na garagem,água na torneira,chuveiro quente e boa comida na mesa,enquanto milhares e milhares de pessoas estão neste momento arruinadas,desalojadas,sofrendo luto de entes queridos,etc?
Não estou dizendo que devemos cruzar os braços e não fazer mais nada,nem acreditar nas nossas realizações,tampouco acho errado que apresentemos a Deus nossos anseios materiais também,e por favor não me tomem por fútil,pois estou longe de sê-lo;mas estou dizendo que fazer desses probleminhas uma grande lástima e tristeza,é tempestade em copo d 'água diante da situação mundial,como di-sse popularmente''enquanto uns comem a banana,outros só comem a casca''.Um irmão dia desses,nem sei se é cristão,entrou em meu blog e pediu que eu orasse pelo Haiti e suas vítimas.Como não pensei nisso antes?Como nem houvera me preocupado com isso?Tudo bem que nosso Deus é pessoal e individual,e o que pra mim é ''fichinha'' pra você pode ser um elefante,mas há de haver prioridades neste momento!Abrãao estava seguro nem seu país,recebendo promessas de Deus,fazendo um lanchinho e tudo mais,quando o Senhor lhe disse que iria destruir Sodoma e Gomorra.Ao invés de pensar''Ah que bom que Ló escolheu aquele território e não eu.Ufa que alívio!'',ele imediatamente começou um diálogo de intercessão com Deus muito audacioso,mesmo com medo de ficar ''batendo boca ''(Genesis 18)-no bom sentido,com o Senhor...
Enfim,não sei quanto tempo ficarei ainda com o sofá duro e as paredes com tinta velha,mas uma coisa é certa,minha vida e da minha família tem estado debaixo da proteção do Senhor por onde quer que eu vá...e isso não tem preço,não é hora de ficar pensando em grandeeeeeeeezas e sim de ter compaixão e orar pelas vítimas dessas tragédias;encher minha lampada de óleo,ter vestes limpas,eusufruir de todas as bençãos como se dela não precisasse.Paz.

Um comentário:

mag disse...

Oi ALe, eu assisti o filme e também gostei, mostra muitas coisas da nossa realidade, com ja disse no meu blog, isso da volta de Jesus esta batendo muito na minha cabeça, hora de estarmos com nossas lâmpadas com azeite. e também hora de pensar nos que ainda nao conhecem e estao sofrendo longe da verdade, hora de nos preocuparmos um pouco mais pelos outros e deixarmos as grandeeeeeezas de lado como diz voce.boa matéria como sempre com a unção e direção de Deus. Seja uma benção, bj grande.

Edificando em todo lugar..

type