quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como reconhecer um mentiroso


Dia destes resolvi pesquisar  a respeito dos sinais que podem delatar uma pessoa quando esta mentindo e antes que você pense bobagens(não estou desconfiada de ninguém),quero dizer que o fiz por méra curiosidade,acho importante para todos nós sabermos quando estamos sendo enganados não é?Visitei vários sites para conferir se coicindiam as informações,e encontrei as respostas que postarei abaixo na maioria deles.Confira!

Nos acontecimentos cotidianos há a necessidade de conhecer os indícios da mentira, quer seja travestida sob a ritualística corporal, ou aquela disfarçada nas inflexões de voz.
Os sinais da fraude na linguagem corporal da mentira:
  • Expressão facial limitada e rígida, com pouca amplidão de movimentos de braços e mãos. As mãos, os braços e os movimentos das pernas são em direção ao próprio corpo do mentiroso, o que visto de cima, é como se ele ocupasse menos espaço.O mentiroso evita o estabelecimento de contato de olho a olho.Suas mãos buscam a cara, garganta e boca, tocando ou coçando o nariz ou atrás da orelha. Dificilmente o mentiroso tocará seu peito/área do coração com a mão aberta.Observe o posicionamento do ponto inferior do queixo do suspeito; caso na maior parte do tempo ele esteja inclinado para baixo, provavelmente ele está mentindo.
Gestos emocionais e contradições
  • O ritmo e a duração dos gestos de origem emocional ficam um passo atrás em relação ao comportamento normal. A expressão emocional se atrasa, ao invés de fluir naturalmente, podendo cessar subitamente.Preste atenção no entrecortamento da manifestação emocional. Quando alguém diz falsamente “amei o presente” ao recebê-lo, o sorriso vem depois, enquanto o normal numa situação dessas seria a simultaneidade entre a verbalização e a manifestação emocional.
  • Os gestos e as expressões corporais não acompanham a verbalização, como na clássica declaração de amor: “Eu te amo”.
  • As expressões faciais ficam limitadas aos movimentos de boca quando o mentiroso está expressando emoções falsas, tais como alegria, surpresa, tristeza, espanto, etc., ao invés de se irradiar por todo o rosto. Exemplo: quando alguém sorri naturalmente, toda a sua face se envolve nos movimentos das bochechas, olhos, testa, etc.
Interações e reações:
  • Uma pessoa culpada torna-se defensiva. A pessoa inocente tem a tendência de ostentar comportamento ofensivo.
  • O mentiroso apresenta uma expressão pouco confortável diante do seu questionador/acusador, tendendo a afastar o corpo do interlocutor.
  • O mentiroso procura inconscientemente interpor objetos (livros, xícara, etc.) entre ele e o interlocutor.
Contexto e conteúdo verbal
  • O mentiroso tenderá a usar as próprias palavras contidas na pergunta. Quando perguntado, “você comeu a última bolacha?” A resposta pode ser algo assim: “não, não comi a última bolacha”.
  • Afirmações empregando contrações gramaticais têm maiores probabilidades de ser verdadeiras: “não fiz” ao invés de “não o fiz”.
  • Os mentirosos evitam “mentir” não fazendo afirmações diretas. Suas respostas são contidas, em vez de recorrerem à negação direta.
  • O culpado tende a falar mais do que normalmente, adicionando detalhes desnecessários na tentativa de convencimento, ainda mais porque eles se sentem incomodados com silêncios e pausas na conversação.
  • O mentiroso tende a omitir os pronomes e falar em tom monótono. Quando a afirmação é verdadeira, os pronomes são tão ou mais acentuados, quanto o resto das frases.
  • As palavras podem ser deturpadas se ditas de modo quase inaudível, assim como os elementos sintáticos e gramaticais podem se apresentar prejudicados. Em outras palavras, as orações são tenuamente proferidas, ao invés de enfatizadas.

  • Outros sinais da mentira:

  • Se você suspeita que alguém esteja mentindo, mude rapidamente o assunto da conversação, um mentiroso segue o tranco de forma espontânea e relaxada. Enquanto o culpado se alivia com a mudança de assunto; o inocente fica confuso pela troca súbita e desejará voltar ao assunto principal em que está sendo imputado.
  • O mentiroso utiliza o humor ou sarcasmo para evitar um assunto.
Notas finais:
Obviamente quando alguém apresenta um ou mais sinais aqui descritos, não necessariamente está mentindo. Os comportamentos listados acima devem ser comparados àqueles exibidos pelas pessoas normais, mais como um parâmetro adicional e nunca como regra infalível, para que as técnicas aqui explanadas não sirvam de base a falsas acusações.

Referência: Blifaloo

*Abraço e paz.

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type