terça-feira, 29 de março de 2011

Ostracismo



Desde cedo uma palavra esta em minha mente,seu nome é ''ostrascismo''.
Acho que todo mundo tem uma noção do que é,mas vamos ao dicionário:


 .Sinônimos: reclusão isolamento esquecimento banimento exílio ,
afastamento voluntário ou involuntário .
Antônimos: exposição acolhimento interação lembrado aplaudido elogiado

 presente .
Palavras relacionadas: isolamento exclusão.



Quantas vezes enquanto jovem os problemas me levaram a uma espécie de isolamento,me despertaram o desejo de me esconder do mundo,evitar as pessoas,evitar as palavras,evitar até mesmo um ''Bom Dia'' na rua..me lembro  de sempre andar de cabeça baixa para não precisar falar com ninguém,no entanto um dia um moço me corrigiu  dizendo
_''Pare de olhar para o chão,olhe para as pessoas,elas desejam ver seu rosto,ouvir um bom dia de você!''
Realmente dei ouvidos aquelas palavras e percebi como ás vezes quem olha de fora vê em nós  antipatia,quando na verdade,uma pessoa que se afasta pode estar profundamente deprimida,e não quer despejar o peso de seus problemas sobre os outros!
  Houve um outro tempo,quando o Senhor me fez lembrar de que uma mulher quando deixa para trás uma vida de solidão,quando  casada e com filhos ,segundo a Bíblia,não pode viver deprimida,porque ela é a vida de sua casa,se estiver bem,todos estarão,se estiver amargurada ou irritada,causará sofrimento em todos,Deus lhe presenteou com uma família para que ela se tornasse ALEGRE mãe de filhos.
Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao SENHOR.Salmos 113:9
    Pra ser sincera,hoje esta palavra me veio a memória,porque cheguei na loja as 6:45 hs da manhã,ao invés de deixar as portas abertas como sempre faço,me tranquei do lado de dentro(embora as vitrines me deixassem totalmente exposta) e fiquei tentando aquietar uma turbulência de sentimentos e acontecimentos dos últimos dias.Disso foi gerada a poesia Portas Fechadas.
     Pensei em parar de escrever nos blogs por uns dias,pensei em desligar o computador da Internet e entrar num jejum que estou vendo muitos fazerem(eu daria o nome de jejum digital)...mas na verdade embora a idéia me pareça bastante lógica e válida para aqueles que estão aderindo,no meu caso,ao invés de fazer bem,sinto que só me faria mal,pois seria como emudecer o dom que Deus me deu,e todas as vezes que o diabo me convenceu a fazer isto,a volta se tornou quando não  impossível,pelo menos muito difícil.
     Existe uma palavra que não é antônimo de ''ostracismo'',mas é como se fosse um antídoto contra a tentação de entrar neste estado quando as coisas ficam mais difíceis:''Constância é o seu nome e seu sinônimo é:
 inalterável imutável persistente .
   Lembro de uma cantiga que ouvi na TV certa vez,que marcou profundamente esta palavra em mim,e me fez vigiar para sê-lo,ela era assim:.
 ''constância ,meu bem constância
   constância sempre terei
   constante até a morte
   constante eu viverei..''
   A pessoa que é constante,não cede diante das dificuldades ou das alterações de humor,simplesmente persevera seu caminho sem esperar que as emoções o digam pra fazê-lo.O mundo seria uma bagunça inorganizável se as pessoas optassem mais pelo ostracismo do que pela constância,afinal,como naquele ditado popular ''ninguém é uma ilha''...se Deus resolvesse se isolar e parar seu trabalho diante dos problemas estaríamos fritos!A Bíblia diz que ás vezes Ele chora escondidinho por causa da nossa desobediência
E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.Jeremias 13:17 
E também que se afasta de nós quando nos afastamos Dele
 O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.2 Crônicas 15:2
Mas nunca deixa de  administrar o mundo e zelar para que o Sol nasça todos os dias,quer sobre os bons ,quer sobre os maus,e dar a porção diária de cada um.

O que dá mantimento a toda a carne; porque a sua benignidade dura para sempre.Salmos 136:25

Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.Salmos 145:16
A vida não pára,não é permitido o isolamento completo mesmo quando o desejamos,temos pessoas que precisam de nosso calor,nosso amor,nosso sorriso ..geralmente  os que mais precisam são nossos familiares,temos almas pra ganhar e para quem precisamos proclamar o evangelho...temos nosso trabalho secular,escola e demais compromissos que não perdoam nossa ausência...e afinal de contas,não somos ostras,embora muitas vezes sejamos pérolas preciosas para Deus..sejamos constantes então,como constante é nosso Deus,Nele não há sombra de variação..*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,não nos deixe encolhidos,isolados,mal humorados,mesmo diante das piores dificuldades.Dá-nos da tua constância,porque o Senhor não muda,é um Deus em quem não há sombra de variação.Firma nossos passos,fortalece nossos joelhos vacilantes e cumpre em nós o teu querer,quer seja nos dias bons,quer seja nos ruins,em nome de Jesus,amém

7 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Alessandra como você escreve bem.
Estou aqui admirando e refletindo nesse texto.
As vezes me recolho aqui em casa e você tem toda razão, a alegria e harmonia de uma casa depende da mulher. E é verdade. Quando estou assim, meu lar, meu marido e meus filhos perdem um pouco do brilho intenso que tem.
Com Deus devemos estar presentes mesmo.

Na Paz!

Xeros

Unknown disse...

Me lembro do periodo que estive num ostracismo, mas graças a Deus me tirou da ostra que construir pra mim mesmo.

Excelente texto Ale. =]

Valéria disse...

Que texto lindo...me fez refletir. Muito obrigada...se quiser venha me visitar, vai ser uma honra.
deuseocoracaodeumamulher.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi amada! Que palavra linda! Falou profundamente comigo, pois hoje eu estava me sentindo assim! Sabe o inimigo me faz ter os mesmos pensamentos, parar de escrever no blog por uns dias e tal...
E me deu vontade de me isolar, dormir pra não pensar, uma coisa sem motivo! O inimigo de nossas almas coloca tais pensamentos pra nos fazer parar, tendo em vista que estamos pregando a palavra de Deus através do blog...
Que Deus nos de forças pra continuar a cada dia levando a sua palavra com amor...
Deus te abençoe, bjs...

Rachel de Queiroz disse...

Oi amada Alessandra,fiquei curiosa p ler o testemunho sbre o padrasto,mas a pagina não esta abrindo.Porque será??
Fica com Deus!

Tatiane Garcia disse...

Amiga...sabe, as vezes sento necessidade de um pouco de ostracismo...sério..um pouco de reclusão...muitas vezes me serve pra organizar as ideias e desacelerar...!! mas não podemos fugir do mundo pra sempre...
vc falando de andar de cabeça baixa..lembrei-me de um antigo trabalho onde eu estava tão infeliz q não tinha força pra dar bom dia...dava oi pela manhã!! era o máximo q conseguia...só tempos depois vi que o problema ali não eram as pessoas...era o meu cansaço!!!

Ruth disse...

Oi sou nova aqui no blog e gostei muito do texto, eu estava precisando mesmo, foi um alivio pra minha alma.
Que Deus te abençoeeee querida .. que seu coração sempre seja assim suscetível à mão do Senhor.

Beijooos

Paz!

Edificando em todo lugar..

type