sábado, 23 de julho de 2011

A importancia do culto a Deus



E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.Neemias 8:2-3

Sexta-feira á noite(ontem)...um cansaço sem igual.Eu havia chegado de viagem pouco antes da meia noite de quinta;graças a Deus havia também trabalhado sem parar e sem ter tempo nem mesmo pra computador durante todo o dia,colocando novas peças em seus lugares,trocando vitrines,vendendo..
Mas era dia do nosso culto familiar.Como sempre,Alex temperou um pedaço de costela,colocou envolvido em papel alumínio pra assar,foi feito um arroz branco e salada.
Nosso culto começou  com alguns louvores á capela ,uns dos tempos da nossa conversão,outros mais recentes.
Quando abri a Palavra na sala,percebi o sentido especial que tinha tudo aquilo:um culto ao Senhor,por menor que seja,com apenas 3 pessoas participantes.No livro de Neemias capítulo 8,é narrado uma cena semelhante,exceto  pelo número de pessoas presentes :depois de muito,muito tempo,em que Israel perdera totalmente o costume de ler as Escrituras se reunir para adorar ao Senhor,o povo decidiu fazê-lo em praça publica,de frente para a Porta das Águas. Ali,Esdras ,que era sacerdote e escriba(aquele que escreve as palavras ditas pelo profeta),foi colocado num púlpito de madeira,feito especialmente para aquela ocasião,dali,junto a outros homens de Deus e levitas ,Esdras entoava louvores engrandecendo o nome do Senhor ,e todo o povo, hora com as mãos erguidas,hora com rosto em terra,totalmente encurvados,diziam amém e adoravam ao Senhor.
E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.Neemias 8:6
Esdras,e os homens de Deus que com ele estavam,iam lendo e explicando a Palavra ao povo mais leigo,e estes entendendo o que liam,choravam,certamente por perceber quão errados vinham andando,por falta de saber a vontade de Deus,contida na Palavra para suas vidas.
Sabe..ler este texto,me fez ver quão precioso é um culto,seja ele na Igreja ou familiar(o ideal é que se pratique os 2).É no culto,que Deus é entronizado através de canções,de adoração,oração e leitura da Palavra,é num culto,que podemos consagrar nosso tempo,nossos propósitos e nossa vida a Deus e também saber o que Ele ordena que façamos para sermos santos e viver bem.Os louvores que entoamos,os glórias e aleluias,as mãos erguidas,a leitura e explicação da Palavra,tudo isto,não é um rito religioso com teor fanático,como muitos ,depois de algumas decepções passaram a crer..esta é e sempre foi,a visão de Deus para ter comunhão e festejar com seu povo,num tempo de consagração.A adoração  voluntária,com mãos erguidas,glórias,améns e aleluias é fruto do quebrantar e mover do Espírito Santo em nós.
Ao fim de tudo,assim como nós,aquele povo,cheio da Presença de Deus,se reuniu para comer uma boa carne assada e beber (provavelmente um bom vinho,ou suco de uva;nós tomamos suco de laranja)...
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.Neemias 8:10
Aprendo neste texto,que nosso Deus é um Deus de alegria,um Deus de festa,um Deus que quando invocado e reverenciado como se deve na Igreja ou em nossas casas,através da Sua Presença,muda a atmosfera do lugar,muda nossas vidas,quebranta nosso coração,muda nosso erros em acertos e nos santifica.
Quando  deu  as ordenanças para serem escritas por Moisés,Deus disse,que ''o livro daquela Lei'',deveria ser escrito nas paredes das casas,deveria se falar dele andando pelo caminho,na mesa,diante da família;deveria ser ''encucado'' na cabeça dos filhos,assim passando de geração em geração.

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.Deuteronômio 6:6-9

Como aquele povo que chorava da Porta das águas,ainda hoje,deveríamos lamentar pelos anos que perdemos, tendo  deixado de fazer isto..por termos trocado nossos momentos de leitura da Palavra,louvores,oração e adoração,por novelas,videogames,computadores e shopings...tais coisas nunca poderão nos alegrar e satisfazer,como a Presença de Deus,e a manifestação da sua glória faz.
Escrevo estas coisas,extasiada, como alguém que tem crido,que esta uma hora por semana ,reservada em minha casa  para consagra-la,e a minha família a Deus,pode ser a grande diferença para minha descendencia no futuro,para mim mesma como cristã,e para a visão ministerial que Deus quer nos dar..não deixemos o modernismo dizer que não precisamos da Igreja e dos cultos familiares,que basta''ter Deus no coração'',isso não é verdade,essa mentira,outrora levou a nação de Israel á destruição e ao erro.
Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.Isaías 5:13
**e eu não poderia deixar de me lembrar desta canção:Porque te amo-DT


oração de hoje:Pai,perdoa-nos pelos anos em que não cultuamos,não meditamos a Palavra,não oramos,não comemos,cantamos,bebemos e nos alegramos em Tua Presença,consagrando nosso tempo,nossas casa e nossas vidas a Ti.Desperta este desejo no coração daquele que lê este post,mas afastado esta de todo culto a Ti;Que hoje,nada tire nossos olhos de Ti,que ainda neste tempo,Tua Palavra nos comova e transforme o coração,os pensamentos,o proceder...que sejamos sacerdotes em nossa casa,ministrando ao coração de nossa família.Que assim também seja em nossas Igrejas,uma festa contínua de comunhão e adoração contigo e para Ti.Sustenta-nos firmes em Tua Presença,em nome de Jesus,amém!



Resultado do Sorteio:
Natália Avila ganhou o Cd Novo Tempo!Parabéns Natália,obrigada a todos que participaram!!!

3 comentários:

Jean Cristian disse...

Olá,Páz do senhor!

Meu nome é Jean e tenho 14 anos,conhecir seu blog ontem e vi que vc é muito abençoada por Deus :D!Gostei muito de suas postagens...

Jesus abençoe vc e sua familia sempre!Ah,quando eu lia sua postagem eu lembrei de um versiculo na biblia,Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.!!!

Boa tarde

Daniel disse...

esse blog esta bem estruturado parabens.
http://envangelicoassdedeus.blogspot.com

Anônimo disse...

A paz do Senhor amada!
Gostaria de saber se os cultos que vc faz em sua casa nas sextas feiras como disse, estão somente reunidas tua familia ou vc convidas outras pessoas tb?
Pois gostei da ideia o gostaria de fazer em minha casa com minha familia tb!

Obrigada bjus e fike com Deus!

Edificando em todo lugar..

type