terça-feira, 2 de abril de 2013

Vivendo na pele,em tempos modernos a volta de um exílio

E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.Jeremias 23:

Tenho algo a dizer,e não sei que palavras usar,uma experiência que estamos vivendo,minha Igreja e eu.Algo tão parecido com alguns trechos bíblicos,onde o povo de Israel após longo tempo de cativeiro,voltava a Jerusalém,reestabelecia os cultos,purificava os vasos de ouro,as bacias de lavar e tudo mais que pertencia ao santuário e reiniciavam suas vidas,num lugar muito amado,porém com o qual já estavam desacostumados.( leia e saiba mais em IICrônicas¨36 e Esdras 1)
Creio que as crianças e os mais jovens por exemplo,nascidos em terra estrangeira,estranhavam o lugar,enquanto os mais velhos,se emocionavam recordando tudo o que já haviam vivido em outros tempos ali e tentavam explicar para os filhos a importância que aquela pátria merecia.
''Porém,muitos dos sacerdotes e levitas e chefes dos pais,já velhos,que viram a primeira casa sobre o seu fundamento,vendo perante os seus olhos esta casa,choraram em altas vozes,e outros levantarem as suas vozes com júbilo e alegria
de maneira que não se discernia entre o povo as vozes de alegria das vozes de choro,porque o povo jubilava com tão grande júbilo que as vozes se ouviam de mui longe''.Esdras 3:12-13
Connosco foi mais ou menos assim:Era uma vez uma Igreja do Evangelho Quadrangular em Itajobi,

nela eu passei a congregar desde que vim morar no interior de São Paulo,aos 17 anos.Ali vivi dias bons e ruins,(meu livro conta boa parte deles)primeiro no ministério de um casal de pastores que não gostava de mim e que  4 anos após minha chegada foi acusado de roubar a Igreja e transferido de cidade;depois no ministério de uma família que me descobriu como ministrante de crianças,como pregadora e louvorista e me honrou muito.
De repente estes pastores  também foram embora(hoje abriram sua própria denominação),chegou uma nova pastora,dura,com atitudes ofensivas á Igreja,que conseguiu esvaziar o templo em pouco mais de 1 ano.
Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar do seu repouso.Jeremias 50:6
Alex e eu fomos um dos que mais demoraram a sair apesar das evidencias de que nada ia bem,com nosso filho ainda pequeno,com cerca de 1 ano e meio,ou 2,não me lembro bem..e passamos por duas ou três Igrejas até pararmos definitivamente na Segunda Igreja do Evangelho Quadrangular, recém aberta,com um ministério leve,gostoso,convivência boa,quase fácil,muita juventude , alegria e aprendizado mediante a Palavra de Deus.Como sempre,trabalhamos lado a lado com nossos pastores,eu como obreira,ministrante da Palavra,louvor,professora da escola bíblica.Alex como presidente de diaconato.
Agora,em 2013,a Superintendencia  regional Quadrangular( diretoria que administra todas as Igrejas  de Catanduva e região),decidiu fechar uma das Quadrangulares.
A nossa ,era estabelecida em prédio alugado,realizou em 4 anos de existência 52 batismos,contava com cerca de 160 membros atuantes.A outra(da foto),estava estabelecida em sede própria,prédio construído para ser Igreja desde 1956,no ultimo ano realizou apenas 2 batismos,e contava com apenas 15 membros desde a nossa saída em  2006.
A pastora de lá infelizmente foi mandada embora,e nós ,todos os membros ,aliados ao ministério de nossos pastores  Pascoal e Eliana Gonçalves, recebemos a ordem de voltar ao templo ,assumir a sede,e unificar os 2 povos.
Neste turbilhão de surpresas e novidades,os sentimentos se confundem..amávamos a Segunda Igreja,do jeitinho que era,e não fazíamos questão de voltar para a sede,salvo pelos benefícios do aluguel ,casa pastoral,salão de festas etc.
Ao mesmo tempo,no último Domingo,enquanto lavávamos o templo da primeira ,encontramos pequenos tesouros esquecidos ali,como as camisetas do ministério infantil,ainda novas escritas ''Pequeno Adorador'',que mandei fazer ainda enquanto professora das crianças.As camisetas foram lavadas e usadas pelas crianças de agora,durante uma coreografia feita também por mim naquela época,e dirigida pelas professoras de agora,duas delas minhas ex alunas..


Foi pisar os pés lá dentro uma a uma das coreografias com as quais eu os ensaiava foram relembradas na companhia de antiga duas alunas,hoje já moças!
Uma coisa curiosa,é que assim como o povo de Israel viveu em exílio por 70 anos,depois voltou para Jerusalém ,através de Ciro,o Persa;assim nós peregrinamos fora de nossa Igreja por não 70,mas sim 7 anos,e agora voltamos para reedificá-la.É espantosa a semelhança das histórias comparando espiritualmente,e é impossível não perceber que a Palavra de Deus continua se cumprindo em nossa geração como se cumpria a mais de 3 mil anos atrás,e o quanto Ele se importa em exortar,tratar e restaurar seu povo e toda Casa de oração que se chama pelo Seu nome em qualquer lugar do mundo!
Escrevo tal experiência aqui,apenas para dizer que a Palavra de Deus e seu método de agir é sempre muito atual.Aquela Igreja outrora dispersa,deserta,volta a se encher de filhos e filhas..me sinto como os antigos anciãos de Jerusalém,os que tiveram o privilégio de viver o antes e o depois,os remanescentes,aqueles que deixaram seus nomes escritos no momento pré reforma e são lembrados na pós reforma.
Não digo que tudo são flores,há um abalo emocional,tanto para nós que obrigatoriamente estamos voltando,quanto para as 15 pessoas que lá estavam..dá a impressão que fomos despejados de nossa casa e estamos invadindo a casa deles..mas trazemos na mala a cura,o tratamento ,o equilíbrio que em outra época não conhecíamos,somos os remanescentes,e os remanescentes não desejam de forma alguma matar a seu irmão,e sim curar.
Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão; porque perdoarei os remanescentes que eu deixar Jeremias 50:20
Abraço e paz! 

esta postagem é um oferecimento de :



www.chocolateemorango.loja2.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Nunca comentei aqui, mas buscava a Deus em oração por um blog que falasse do seu amor, edificante e com palavras do seu coração. Desde então entro diariamente em busca de postagens aqui. Me sinto edificada, renovada com todas as postagens, desde as mais antigas. No momento estou passando por uma crise espiritual junto com meu esposo. Atribuo toda essa situação a desobediência de buscar a Deus em profecias, movimentos pentecostais e tudo que se denomine "Ali Deus fala". Esse post conforta ao mesmo tempo em saber que todos podem passar por momentos difíceis na caminhada com o Pai. E só O buscando em espírito e em verdade podemos achá-lo. Que Deus seja grande em sua vida a cada dia e sejas renovada constantemente pelo Seu Espírito. Ah, temos algo em comum além de filhas do mesmo Pai: Meu filho também se chama Asafe, hoje com quatro meses de vida. Beijo enorme. A Paz do Senhor! Mônica- AL

Edificando em todo lugar..

type