segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Estátua,o Sistema e a Verdade


''Agora pois,se já estais preparados,quando ouvirdes o som da buzina,do pífaro,da guitarra,da harpa,do saltério,da gaita de foles,e de todo tipo de instrumentos musicais,para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz,bom é;mas se não a adorardes,sereis lançados no mesmo instante dentro do forno de fogo ardente.E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?'' Daniel 3:15

 Hoje cedo,enquanto orava,o Senhor falou grandemente ao meu coração através deste texto,na verdade não só este versículo acima,mas em todo o capítulo 3 do livro de Daniel.
O livro de Daniel faz em sua maior parte, referencia a tudo o que Deus fez na vida deste servo fiel ,de como o exaltou e fez prosperar como ministro na Babilônia e que fez isto por sua fidelidade desde moço,quando fora levado cativo entre os jovens de Israel para aquele país, mas nunca se afastou das leis de seu Deus e ,por ser ele um homem que mesmo depois de se tornar importante continuou a  orar  3 vezes ao dia. Deus lhe  respondia eficazmente quando orava,lhe deu dom de  interpretação de sonhos , lhe deu revelações concernentes a História política de seu país e de outros reinos até tempos bem distantes e também revelações a cerca da volta de Cristo e do Fim do Mundo,lhe chamou de homem muito amado,em Daniel havia um espírito mui excelente,o próprio Espírito Santo de Deus atuante .
Mas o capítulo 3 especificamente, deixa de falar de Daniel um pouco para dar destaque a 3 amigos seus também muito fiéis ao Senhor:Sadraque,Mesaque e Abedenego,que junto a ele se consagraram e se separaram de todo manjar considerado imundo na Babilônia quando chegaram cativos,Deus os honrou naquela ocasião e eles foram erguidos como homens entendidos em toda ciência,responsáveis por alguns negócios da província.
Mas agora,estavam diante de um novo impasse e tinham que decidir entre permanecer fieis a seu Deus e a tudo o que sabia a respeito da Verdade ou ceder a pressão  do momento através de outros nomes importantes e do próprio rei ,se prostrando diante da estátua de ouro que o rei mandou fazer.

Lendo hoje esta passagem,Deus a me fez ver com um olhar profundo e pude observar alguns detalhes que davam a Sadraque Mesaque e Abedenego  todos os motivos para se sentir pequenos,inseguros e vulneráveis a ponto de ceder a opressão que viviam:

  1. -corriam o risco de perder seus cargos e privilégios conquistados(conforto e poder)
  2. a própria estátua ao olhar humano natural parecia imponente,pois era feita de ouro que representa riquezas,e era muito alta.( ilusão causada por ostentação do dinheiro e grandeza)
  3. as pessoas mais importantes da época foram convidadas para aquele evento e aprovavam totalmente a ideia do rei de endeusar a estátua,até porque sua religião e costumes pagãos  eram totalmente baseadas neste tipo de adoração,apenas Israel adorava um único Deus invisível,o Deus de Abraão ,Isaque e Jacó,e por isso eram odiados .(pressão da maioria baseada em  reação de ódio e rejeição por ser,agir e pensar diferente )
  4. a ameaça era de que aqueles que se negassem fossem castigados perdendo a própria vida de forma dolorosa:sendo atirados dentro de uma fornalha com ardente fogo.(ameaças diretas que atingem nossa carne)
  5. Deviam se prostrar quando a música começasse a tocar! (a música mexe com nossas emoções,a música nos influencia e faz até o que é imundo,parecer bom,alegre, agradável e bonito,ela pode distrair e convencer os menos seguros de suas convicções).
Quero abordar estes fatos de tal forma que fique claro que a advertência é  para os dias de hoje e é para nós,precisamos lembrar que Sadraque ,Mesaque e Abdenego já não estão entre nós,já venceram suas provas,foram encontrados fiéis e hoje estão com o Senhor,mas ainda hoje,como eles,nós cristãos lidamos com imposições deste tipo.
Muitas vezes,o ambiente preparado para nos fazer negar a Jesus e os princípios realmente bíblicos envolvem as mesmas coisas citadas acima: ameaça de perder  nosso conforto e poder já conquistados,ilusão causada por ostentação de dinheiro e grandeza,o ódio da maioria por sermos ,agirmos e pensarmos diferente,ameaças diretas que atingem nossa carne e  um clima que mexa com nossa emoção quase a nos convencer que o erro não é tão errado assim.
Tenho me perguntado muitas vezes porque vejo erros onde ninguém mais parece ver,porque o sistema me incomoda tanto,porque algumas coisas me soam como mera manipulação quando ao redor de mim,todos parecem apoiar,gostar e se sentir bem com isto..tenho perguntado ao Senhor se tenho sido crítica demais,se meus olhos tem sido trevas e não luz,se são meus pensamentos que tem sido de má fé e não as pessoas.Odeio ser o olhar que desaprova e talvez por algum instante eu quase deseje ser mais ingenua,mais inocente,mais pré-disposta a obedecer o que me pedem sem consultar minha inteligencia,meus conhecimentos bíblicos.Dura coisa é questionar o sistema quando ninguém mais se atreve a questionar!
Mas se Sadraque ,Mesaque e Abdenego não houvessem questionado nem consultado seu coração,se não fossem homens guiados pelo Espírito Santo,se não fossem corajosos o bastante e firmes o bastante para continuarem negando prostrar-se diante da estátua mesmo quando parecia a coisa mais certa a fazer,teriam sido achados infiéis.
A estátua hoje pode vir disfarçada de tantas coisas,mesmo na Igreja.
Muitos defendem as placas e denominações como a um time de futebol,com devoção exagerada,unhas e dentes,defendem os números sejam eles de entradas em dinheiro ou das multidões a lotar os templos(geralmente ambas as coisas caminham juntas),se esquecem do cuidado pessoal com cada alma que ali já está,do alimento puro,e simples que necessitam:Jesus
Obedecem cegamente e por medo de reis como Nabucodonozor,repetem mantras cristãos,simpatias cristãs,manipulam o tempo todo alegando ser para nosso próprio bem..
Mas eu não quero estátuas, ainda quando de ouro, muito grandes e ostensivas.Não quero músicas que me embalem com uma falsa alegria por um instante,não quero acreditar que está tudo certo apenas porque os poderosos dizem estar..quero ouvir o Senhor em meu coração,quero consultar a Palavra,quero desfrutar da unção que realmente alcança,cura,consolida e muda a vida das pessoas.Não quero cultos políticos,ordenados,com intuito de  agradar a Nabucodonosor.. tudo o que quero,é cuidadosamente,minuciosamente,em cada detalhe e decisão,agradar a Deus.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,se meus olhos tem sido críticos demais,desembaça minha visão.Se meu coração tem visto maldade onde ela não existe,muda meu coração.Mas se em  verdade tenho odiado as estátuas e as manipulações por zelo sobre tua Palavra e sobre o Verdadeiro Evangelho,livra-me das fornalhas,livra-me do sistema,livra-me da opressão.Meu louvor é para Ti,amo tua obra e as almas por quem Jesus se entregou,que não se disperdice tempo exaltando os templos,criando doutrinas de homens que não salvam,mas que se exalte o Deus dos templos e que se apacentem as ovelhas com entendimento.Oro em nome de Jesus,amém.


Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

Legal,
Não tinha parado para pensar nesse ponto da estátua

Beijos

Edificando em todo lugar..

type