segunda-feira, 20 de maio de 2013

Depressão :Colocando a vida em ordem


A imagem acima já diz tudo,e muitas vezes,a vida de algumas pessoas tem virado uma avalanche,sim,como aquelas dos desenhos animados,onde uma pequena bolinha de neve vai rolando e crescendo e crescendo e rolando,até virar uma enorme bola a esmagar alguém que corre desesperadamente a sua frente.
Ontem conversava com minha pastora sobre tempos de depressão.A dela ocorreu na juventude,quando noiva ainda,e a fez nem mesmo conseguir andar,senão numa cadeira de rodas..
A minha,me atingiu fortemente logo após o nascimento do meu filho,quando inexplicavelmente minha vida começou a regredir até a miséria,eu parei de me cuidar,tinha dificuldades de me relacionar com minha sogra,por ciúmes do meu filho e marido,tinha que enfrentar árduos empregos e quando me via longe deles,me sentia inútil.Ficava em casa e só queria dormir o dias todo,sem conseguir limpar a casa,ou me cuidar,ou fazer qualquer outra coisa.
Pessoas deprimidas gostam de ficar quietas em quartos e casas escuras,tem uma autopiedade aguda,muita pena de si mesmas,sentem como se carregassem um enorme peso nas costas e por isso não tem disposição para fazer nada,e quanto menos fazem,menos querem fazer.Geralmente guardam sentimentos como ódio ou mágoa das pessoas,quer que a família fique por perto,mas geralmente afasta o conjugue e os filhos por um humor apático,irritadiço e por excesso de cobranças.
Lembro-me disso tudo como águas que já passaram(Jó 11:15-18),minha realidade é outra,me permiti ser curada,busquei por mim mesma cura e libertação a medida que o Espírito Santo começou a me convencer de algo estava errado,e que eu precisava de mudanças reais.
Algumas pessoas não assimilam espiritualidade com outras áreas da sua vida,mas estou convencida  de que alguém cheio de descuidos no dia-a-dia não pode estar vivendo uma vida espiritual plena,por mais amado por Deus ou por mais escolhido que seja.
Quero chamar estas pessoas a prestarem atenção e se esforçarem para cuidar melhor destas 5 áreas que podem destruir ou construir uma vida de felicidades a partir da forma como a encararmos:

    1. cuidados com a auto imagem e saúde:Somos o templo do Espírito Santo,isto já seria um grande motivo para cuidarmos de nós mesmos,mas diante das tentações do dia-a-dia nem sempre parece suficiente.Quero porém fazer-lhe refletir sobre algo :milhares de pessoas ,embora não confessem publicamente não se permitem exercer seu ministério,profissão ou vida conjugal adequadamente,simplesmente por não ter o biotipo que considera ideal.Uma boa aparência nos deixa seguros no ambiente social,de trabalho,ministerial e conjugal.Se você está deprimido(a),comece a se cuidar melhor,dos cabelos,da pele,da alimentação,de exercícios físicos.Peça a ajuda de Deus através do Espírito Santo para lhe dar domínio próprio,afim de conseguir manter uma alimentação saudável e uma disciplina de caminhada.A caminhada libera  a endorfina(o hormônio do prazer )assim como os demais exercícios físicos-o que ajuda contra a depressão-e aprender a dizer ''não '' a alguns alimentos resgata em nós a sensação de que nós dominamos a comida(e a nossa carne) e não ela a nós:Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.(1 Coríntios 6:12).Além disso,procure sempre estar bem vestido(a),cheiroso(a),cabelos alinhados.
    2. organização do ambiente a nossa volta:Sou a favor da linha de raciocínio que diz que a bagunça externa,revela a bagunça interna.Alguns dizem o contrário,que pessoas muito preocupadas com organização e limpeza geralmente tem grandes problemas emocionais..mas eu pergunto:O que lhe sugere mais paz de espírito,prazer e conforto:uma casa suja e bagunçada ou um ambiente limpo,organizado e perfumado?Outra pergunta ainda:Se Jesus tivesse uma casa,como você pensa que ela seria?Se ele tivesse que fazer uma comida,organizar um armário,limpar um lugar,lavar um banheiro..como seria o resultado deste trabalho visto que era dono de uma personalidade nobre,apesar de ser primariamente um auxiliar de carpinteiro? Conheço pessoas maravilhosas,que cooperam grandemente com a Igreja,são reconhecidas por sua espiritualidade,mas não governam bem suas casas,e deixam a família numa situação vergonhosa.Se por um lado Jesus repreendeu a Marta pelo excesso de trabalho enquanto deveria preocupar-se em ouvi-Lo(Lucas 10:41-42),por outra ,a Bíblia nos exorta a sermos boas donas de casa,evitar ficar andando pelas casas das vizinhas e deixar os afazeres domésticos..Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.(Tito 2:3-5)também a mulher virtuosa,descrita em Provérbios 31 era uma mulher  citada como alguém que ''não come o pão da preguiça'',acorda cedo,faz suas próprias tarefas e ainda dá ordens ao trabalho de suas empregadas,tudo isto,mesmo sendo uma empresária,uma mercadora do seu tempo.Se queremos manter nossos amados a nossa volta,nada melhor do que um ambiente limpo,organizado e com bons alimentos a disposição
    3. organização financeira.eis outra área que precisa de muito cuidado,sensatez e domínio próprio.Há pessoas que tem verdadeiro desespero em comprar.Muitas delas dirão que os 2 itens anteriores a este só podem ser executados se tiverem muito dinheiro ou fizerem muitas dívidas.Isto não é verdade.Nem tudo o que esta relacionado a beleza e bem estar tem a ver com compras e aquisições.Na verdade tem mais a ver com a administração daquilo que já se possui.por exemplo:eu posso ter em meu guarda roupa poucas peças de roupas e sapatos,porém sempre bem passadas,lavadas e de preferências,que sejam peças básicas,que podem ser recombinadas entre si.Posso ter um sofá ou um fogão antiguinhos..o que não posso é deixar de limpá-los.Isso pode não me conferir destaque ou glamour,mas certamente me trará um ar de dignidade pois,se eu puder andar pelas ruas sem mudar de calçada,atender  a campainha ou telefonemas sem medo,e deitar a cabeça no travesseiro sem a preocupação de preparar desculpas para os credores pelas milhares de contas vencendo no dia seguinte,serei muito mais digna do que alguém muito bem vestido e que mora muito bem,mas não consegue arcar com os próprios gastos..Uma pessoa que está ''no vermelho'' tem sempre uma sombra de preocupação sobre a cabeça e peso sobre os ombros;ela precisa decidir a sair do vermelho,orar sobre isto renunciando a toda forma de consumismo desenfreadoPois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?(Provérbios 22:2)admitindo que houveram erros em sua administração e saber que o processo é longo,antes da prosperidade,vem a normalização financeira,ou seja,um longo período sem novos gastos.
    4. Organização do tempo:muitas pessoas vivem a procrastinar(deixar para o dia seguinte)suas tarefas.Entregam seus trabalhos atrasados,chegam nos lugares atrasados,abandonam serviços pela metade.Precisamos ser sinceros com nós mesmos e tomar novas atitudes.Esta é uma área que não menos do que as outras precisa de constante vigilância e auto conhecimento.Se sei que sou uma pessoa matutina(do tipo que dorme e acorda cedo)preciso fazer com  que minha agenda funcione neste período.os vespertinos sofrem mais e sentem-se mais culpados,pois gostam de dormir e acordar tarde ,mas nem sempre o mundo ficará a espera destes horários diferenciadosNão ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão.(Provérbios 20:13).É preciso ter uma equipe de apoio.Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.(Colossenses 4:5)
    5. Organização de relacionamentos afetivos: Deixei por último o item que precisa do apoio de todos os outros para ser bem desenvolvido,mas que é certamente o mais importante.Você pode ser uma pessoa super ajustada nas demais áreas:cuida da sua auto-imagem,mantem organizados os ambientes nos quais está inserido(a),paga suas contas em dia economizando e comprando apenas o que pode,chega no horário em seus compromissos,é exato na entrega das suas tarefas..mas como esta descrito em 1Corintios13.Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
      E ainda que tivesse o dom de pro fecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
      E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
      1 Coríntios 13:1-3
      Qualquer vida ,por mais correta que seja,é vazia e solitária se não tivermos a nossa volta pessoas a quem amamos e que nos amam,pessoas para compartilhar idéias,conversar sobre coisas importantes ou não importantes;beijar,abraçar,receber e doar calor humano.Há pessoas de sucesso profissional,porém irritadiças,que não perdoam,orgulhosas a ponto de nunca demonstrar suas afeições,colecionadoras de feridas ,e isto é um ingrediente fatal para a infelicidade.a Bíblia nos convoca a amar aos outros como a nós mesmos,a nos doar,a abrir mão,para receber as bençãos de Deus.
Bem,encerro este post,na esperança de ajudar alguns a encontrar a primeira porta de saída deste labirinto de confusões e depressões nos quais se encontra sua vida.Que não culpemos Deus,nem aos outros,que oremos enquanto agimos em direção á mudanças sem medo de ser feliz.*Abraço e paz!
*Abaixo o vídeo de uma linda coreografia  com a canção Nunca Pare De Lutar nos mostrando exatamente como a depressão age em nossas vidas:


oração de hoje:
Senhor,quando temos um Encontro real contigo e com tua Palavra,somos esclarecidos e transformados de glória em glória ,de vitória em vitória.Ajuda-nos a sair da escuridão do medo,das depressões,das confusões,das misérias ,dos fracassos,dos complexos,das culpas,das acusações e dores .Ajuda-nos contra a solidão que tantas vezes nos ataca mesmo com tanta gente a nossa volta.Sabemos que precisamos orar,agir e permanecer vigilantes.Fortalece-nos,capacita-nos,mova-nos em direção as vitórias,em nome de Jesus,amém!

*veja aqui mais informações sobre depressão e sintomas
*veja aqui  a poesia Faxina no blog *Alessandra Barcelos,para você que está decidido(a) a mudanças


Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

2 comentários:

Tatiane Garcia disse...

Excelente texto, Alê!!!!
E a coreografia também!

Roseli Castro disse...

Glórias a Deus por compartilhar tais palavras e ensinamentos irmã em Cristo.
Bonita mensagem transmitida no vídeo, que nunca nos falte força pra lutar, em Deus nossa fortaleza! Fique na paz do Senhor!

Edificando em todo lugar..

type