quinta-feira, 2 de maio de 2013

Minha opinião e impressões sobre o Filme A Caixa


Ontem,feriado,passei o dia na casa de minha mãe.No fim da tarde começamos a assistir,eu,meu marido,minha mãe e irmã mais velha, um filme,se chamava A Caixa

Embora seja um filme recente,cuja estréia no cinema nacional ocorreu em 2009,a história de A Caixa é mostrada como se tivesse ocorrido por volta da década de 80.Começamos a assistir pela participação de Cameron Dias,já que os filmes com esta atriz costumam ser muito interessantes,geralmente comédias românticas; e embora tantas vezes o filme se mostrasse sinistro,e meio paradão ,a curiosidade  a cerca do que iria acontecer não  nos permitia mudar de canal.

Sinopse:

Um casal com um único filho  na idade de 11 ou 12 anos,recebeu em sua casa uma caixa ,um aparelho que continha um botão e o aviso de quem em seguida,um homem viria mostrar-lhe como funcionava.A esposa mais tarde recebe a visita daquele peculiar senhor,que lhe faz uma proposta:se ela apertasse o botão,alguma pessoa que ela não conhecia iria morrer imediatamente em algum lugar do mundo,em troca ela recebia uma mala com 1 milhão de dólares,ela tinha um prazo pra decidir e como prova de que a proposta era verdadeira,apenas pelo fato dela tê-lo recebido e ouvido,aquele senhor lhe deu 100 dólares,ressaltando que ela não deveria contar isto a ninguém,exceto para seu marido.A oferta ficou ainda muito mais tentadora,porque simultâneamente o casal começou a viver algumas crises financeiras,ela perde a bolsa de estudo do filho e o homem uma vaga para um cargo de promoção na NASA-que era onde trabalhava,mas estes incidentes não eram mera concidência,por trás havia toda uma conspiração para que eles se vissem tentados a apertar o botão,o que de fato ocorreu.

Bem,não pretendo contar o filme inteiro,apenas preciso ressaltar que este filme veio a confirmar pra mim,um mover espiritual que tem se dado dentro de mim,levando-me a vigiar sobre minha vida e alertar a outros.A história do casal,a tentação sofrida,o fato de ser a mulher e não o homem quem decidiu apertar o botão e as terríveis consequências sobre a vida deles ,do filho e  de toda a humanidade que se seguiram,me fizeram lembrar de Adão e Eva.

Veja as coicidências:

  • houve um tentador,
  • uma proposta aparentemente irrecusável,
  • feita á mulher e não ao homem,
  • causando a queda da mulher,do homem,e prejudicando toda a raça humana.

Tenho tentado dizer aqui no blog nas últimas postagens,em minhas pregações na Igreja,em minhas poesias no outro blog*Alessandra Barcelos,e pra mim mesma e para minha família,o quanto se faz necessário a humanidade reapreender a dizer não a sua carne,reaprender a colocar a carne no lugar dela:sobre o domínio do espírito,e não o contrário.
As pregações mudaram tanto de uns anos pra cá que todos querem saber apenas das vantagens de se viver para Cristo,o que teria Cristo a nos oferecer,se este Cristo vai nos dar tudo o que queremos,que Ele precisa nos honrar para que todos vejam sua glória através de nós.Sinceramente,creio relativamente nestas coisas,neste lado do Evangelho,mas não posso abolir da minha Bíblia a ordenança ao domínio próprio,a resistência ao pecado, a vigilância constante sobre coisas pequenas e grandes,ao negar-se a si mesmo e carregar dia-a-dia a própria Cruz seguindo Jesus que carregou a Cruz maior de todas. O desejo de Deus em nos abençoar não pode nos conduzir a um lugar de conforto apenas,onde contamos sempre com o perdão de Deus e nunca nos dispomos sinceramente á mudança de vida,a revoltarmos-nos com nossos pecados a ponto de partimos com fúria para cima dele,lutar com unhas e dentes contra ele ,com as armas que Deus nos deu.O autor do livro de Hebreus falou sobre isto dizendo:
Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:4-6
E Jesus falou sobre isto ,usando exemplos um tanto quanto forte quando disse:
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:29-30
Sabe,Eva enxergou uma proposta irrecusável nos argumentos da serpente:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:1-6
Cameron Dias,em seu papel no filme A Caixa,também tinha boas desculpas e bons argumentos para aceitar apertar aquele botão:precisava do dinheiro,a pessoa que morreria seria alguém a quem ela não conhecia,ou seja,não faria falta para ela por não haver laços afetivos,poderia ser até um assassino no corredor da morte.o seu envolvimento nunca seria provado porque teria apenas que de maneira simples e indolor apertar um botão.
Jesus também tinha motivos para transformar pedras em pão:provaria assim ser filho de Deus pois o diabo lhe provocou dizendo:''Se Tu és..
estava muito,muito faminto,pois havia jejuado por longo período;
contudo resistiu a estas e outras tentações,mantendo-se intacto,sem pecar,até a Cruz.
Amados,argumentos para nossas fraquezas,temos muitos,e certamente outros homens fragéis e fracos como nós o compreenderão..mas isto nunca nos livrará das consequências.
Deus nos chama a ser treinado a pelejar contra nossas fraquezas,contra nossos desejos carnais sejam eles de que âmbito forem.Como citei nos postes anteriores,se temos sido irritadiços,se não controlamos nossos desejos sexuais,nem nossos vícios,se comemos demais mesmo insatisfeitos com nossa aparência,se temos cumprido relaxadamente nossas tarefas diárias,se temos defraudado alguém,adquirindo mais do que é devido..a carne nos domina,estamos fracos demais para resistirmos as mais sutis das armadilhas de Satanás,quanto mais estaremos sussitíveis as grandes tentações quando baterem a nossa porta!
Encerro esta postagem deixando 2 dicas:
1-Santifiquem-se,enfraqueçam a carne,fortaleçam o espírito,resistam as tentações por maiores que sejam os argumentos que justifiquem aceitá-las!
''Se alguém quiser vir após mim,negue-se a si mesmo,tome a sua cruz e siga-me.Porque qualquer que quiser salvar a sua vida,perdela-á,mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho,este a salvará.Pois que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?''-Marcos8:34-36 
2-Assistam o filme também..tirem suas próprias conclusões!
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,a mensagem  do negar a si mesmo e carregar a Cruz é mui pouco atraente.Ajuda-nos a entender que mais do que nunca,teu Espírito nos exorta a vigiar.Abre os olhos de todo que se nega a ver.Oro em  nome Cristo Jesus,amém.

trailer oficial do Filme A Caixa:

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

OI Alê,
já tinha visto esse filme
mas não tinha reparado nesses detalhes que você falou, realmente tem a ver com a bíblia, agora oque me chamou a atenção foi a proposta que foi feita. E quando eu vi o filme com os meus amigos, a pergunta que nos fizemos foi a seguinte:
Se eu tivesse recebido essa proposta,será que eu aceitaria?
seria tão simples,eu apertaria um botão e ganharia bastante dinheiro... Alguém iria morrer, mas ninguém ia saber que era "minha culpa", e também na minha mente, a pessoa que morresse poderia ser um criminoso, um terrorista, um estuprador como também poderia ser alguém com câncer terminal. seriam infinitas as chances , como também poderia ser uma criança, um jovem que estivesse se formando na faculdade ou uma noiva no altar. isso me deixou angustiado, isso revelou o meu coração, que é mau, e sim, eu teria apertado o botão, por que o ser humano é egoísta.
colocamos a culpa em Adão pelo pecado, mas todos os dias comemos do fruto do pecado.
Se não fosse a GRAÇA de Deus,oque seria de mim.

um abraço!
ficarei muito feliz com uma visita.
www.kassiocavalcante.blogspot.com

Juh Pignaton disse...

Nossa...que post bacana!
Curti demais demais demais mesmo!!
Quero ver o filme e olhar por esse lado!!
O seu blog é muito bom!! =)

E tem post novo no nosso!!
Queremos vê-la por lá,viu!?

bJuh

http://stupedodesejo.blogspot.com.br/2013/05/livro-e-filme-da-vez.html

Wanderson Sabino disse...

Olá... Fiquei curioso pra ver o filme, não lembro de tê-lo assitido. E bacana d+ a reflexão. Deus continue te usando como instrumento dEle.
Abraços,

http://wandersonsabino.blogspot.com.br/

Edificando em todo lugar..

type