quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ministério:O que ser e o que não ser -parte 2


Conforme disse no poste anterior,hoje falaremos do tipo de ministério de Hofnís e Finéias,os dois filhos do profeta e sacerdote Eli.
Não é um assunto dos melhores,mas se faz necessário,já que ainda hoje vemos tantas vezes a história se repetir:filhos de pastores nascem e crescem dentro das Igrejas,mas para eles é algo tão natural que chega a ser banal.
A Bíblia aponta 3 defeitos graves,que indignificavam Hofnís e Finéias para a herança do sacerdócio,vamos estudá-los:
1-''Eram porém os filhos de Eli filhos de Belial,não conheciam ao Senhor.''I Samuel 2:12
Bem,quando uma pessoa,mesmo criada religiosamente numa ordem cristã,se parece mais com o mundo em seus costumes,hábitos,sentimentos e comportamentos,não podem ser chamadas de ''filhos de Deus,''são apenas ''filhos do Mundo'' dentro da Igreja.Como pode alguém habitar num lugar onde a Palavra é apregoada constantemente,onde há toda uma doutrina espiritual e ainda assim não conhecer a Deus?Pois isto é mais natural do que se pode imaginar.Isto se dá muitas vezes porque a vida espiritual daquele lugar já não passa de religião,muitas vezes os próprios pais não buscam mais a intimidade com Deus que deveriam,estão tão apegadas a cargos e títulos que a vida espiritual particular e intima deixa de se desenvolver.Outras vezes,o ministério ocupa tanto o lugar da família,que as crianças se revoltam com a falta de atenção dos pais;ainda em outros casos,filhos de pastores são testemunhas oculares de um ministério hipócrita;fala-se de amor no púlpito,mas não existe este amor nos bastidores,vivem da ajuda dos membros,mas despreza-se estes mesmos membros..o pastor deve saber que seu filho estará no banco da Igreja,e estará consigo também nos bastidores,por isso,deve ser uma pessoa só em qualquer lugar.
Ainda assim,não podemos colocar a culpa em Eli do mal comportamento de seus filhos,a salvação é individual,cada um de nós que tivermos um encontro com Deus devemos desenvolver nossa própria comunhão..o problema é que Hofnís e Finéias provavelmente  nunca tenham  desejado e buscado de coração conhecer a Deus.
2-''E  dizendo-lhe o homem:Queimem  primeiro a gordura de hoje,e depois toma para ti quanto desejar a tua alma.Mas ele lhe respondia:Não!Agora a hás de dar,e se não der,tomarei a força''1Samuel 2:16
Os sacerdote naquela época tinham direito de comer das carnes e gorduras oferecidas pelo povo em sacrifício ao Senhor.Eram carnes de melhor qualidade,já que tudo o que se oferecia a Deus por obrigação em Israel tinha que ser o melhor e o mais perfeito;porém havia todo um ritual para isto,eram coisas santas,não se fazia de qualquer jeito.
Trazendo para a atualidade,muitos filhos de pastores se regalam .gastando e usufruindo de maneira errada da Igreja,dos seus bens,dos dízimos e ofertas do povo,sem o devido respeito.Agem como se o dinheiro viesse de outro emprego qualquer,são desrespeitosos e zombadores,isto atrai a ira de Deus sobre si.Embora a Palavra de a pastores e seus familiares o direito de viver da obra,espera-se que andem com decência,que tenham profundo respeito e faça-se uma boa administração destas coisas,sabendo que a obra deve ser enriquecida muito além deles próprios.
3-''Eli era já muito velho e ouvia tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel;e de como se deitavam com as mulheres que se ajuntavam a tenda da porta da congregação''1Samuel 2:22.Para completar o fato de não ''conhecerem ao Senhor'',sendo filhos do mundo dentro da Igreja;o fato de desrespeitarem as coisas sagradas ;os filhos de Eli ainda levavam uma vida de promiscuidade,abusando do fato de sua condição em ser filho do sacerdote,para ganhar o coração das mulheres,e usá-las.Quantas vezes isto ainda hoje não acontece nas Igrejas?Filhos de pastores que já ficaram com boa parte das meninas da congregação,não assumindo compromisso sério,apenas seduzindo-as.Além do mais o cap.4 nos fala da esposa de Finéias,que estava grávida.Não sabemos se as aventuras com as moças á porta da congregação se deram apenas em seu tempo de solteiro,ou se também chegou a adulterar com elas após casado.A questão é que dificilmente uma pessoa promíscua quando solteira,conseguirá manter-se fiel após o casamento,pois não está acostumado a resistir a tentações carnais.Difícilmente poderá se dizer que um filho do pastor ''endireitou'' sua vida moral após o casamento,pode acontecer,afinal para Deus não é impossível..mas penso que quem deseja viver em temor a Deus e santidade deve faze-lo desde sempre,desde o momento em que torna conhecedor da Palavra,e não só após o casamento.
Bem por estes motivos,e talvez por outros que a Bíblia não esclarece,Hofnís e Finéias não poderiam ser aceitos por Deus,para continuar o minist´perio sacerdotal de Eli. Embora Deus tivesse uma aliança com a tribo de Levi desde o deserto,determinando que somente os levitas deveriam ser sacerdotes,esta geração de levitas estava corrompida,talvez confiada demais no poder,desvalorizando a santidade,levando tudo em ''banho-maria''...embora Deus seja um Deus de Palavra,não se prendeu as regras e decidiu abrir uma excessão,fazer algo inusitado e levantar desta vez um sacerdócio que lhe agradasse.
Que isto nos sirva de lição.Por mais elevado que seja um ministério,por mais poderosa que seja uma Igreja,por mais firme que esteja uma liderança,se nos bastidores ela já não estiver agradando a Deus,certamente em algum momento a casa irá cair.Para Eli e seus filhos a casa caiu num só dia,a arca da aliança foi roubada de Israel(que representava a presença do próprio Deus)os 3 morreram e então Deus levantou,como havia de antemão prometido,um profeta e sacerdote segundo seu coração..
Falaremos em outro momento sobre Samuel e seu ministério ,abraço e paz!
oração de hoje:
Pai,oramos em temor hoje,buscando de Ti,um ministério segundo o teu coração para nós,para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.Que vivamos em santidade,respeitando Tua Casa e todo o corpo de Cristo,honrando-te em tudo e dando bom testemunho,nos aproximando cada vez mais de Ti por amor,e não por nossos títulos,Faça-nos e conserva-nos fiéis até sua vinda,em nome de Jesus,amém


postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus!
Gosto muito do seu blog e sempre leio as postagens. Entro aqui diariamente e mesmo que não tenha atualizações me edifico com as antigas (conheço o blog a pouco tempo).
Estava ansiosa pela segunda parte pois vivo um momento assim na minha igreja e através do post vi que posso orar ao invés de criticar diante de certas situações.
Conheci o "mundo dos blogs" a muito pouco tempo, só que antes de encontrar um de uma cristã evangélica (você) acessava muitos de assuntos diversos.
O que pude perceber é que os cristãos são tão calados né? Olha, por aí vejo milhares de comentários sobre a casa de fulano, o creme de cabelo de sicrano e nem vamos partir para assuntos de beleza e suas melhorias.
Mas no melhor assunto que é o alimento vejo um povo tão calado, tão distante...
Deus te abençoe e cada dia mais que você possa ser esse canal das coisas boas do céu para nós.
Continue firme na rocha e oremos uns pelos outros.
Mônica Soares/ Maceió-AL

Unknown disse...

Olá, a paz do senhor.
Amei seu blog e gostaria de sugerir um que criei onde divulgo jograis para todas as ocasioes. Obg
http://alda37.blogspot.com.br/

Pedro Mendes disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS, AMADOS!

https://www.facebook.com/pages/Refletindo-a-Palavra/537427249601645

Fiz uma página no facebook para interação do povo de Deus.
Precisamos caminhar juntos! A internet hoje em dia tem desviado muitos, vamos usá-la a nosso favor.

PV 27:17

Edificando em todo lugar..

type