segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ministério:o que ser e o que não ser-parte 3(final)


''E eu levantarei para mim um sacerdote fiel,que faça a obra segundo o meu coração e segundo a minha alma,e eu lhe edificarei uma casa firme,e andará sempre diante do meu ungido.''1Samuel 2:35
Bem nas postagens anteriores falamos do ministério de Eli e de seus 2 filhos Hofnís e Finéias,de como -e porquê-desagradaram a Deus,num tempo onde a tribo de Levi em Israel era privilegiada,pois somente eles,descendentes de Levi poderiam servir com o sacerdócio.Não podiam ,nem precisavam trabalhar,pois viviam para o serviço do templo:louvor,administração,manutenção e ofertas de sacrifícios.Algo bem parecido com o trabalho pastoral hoje e todo ministério que envolve o altar.
De repente,o ministério  sacerdotal estava tão precário,e tão longe do seu real designo ,que Deus se viu obrigado a abrir uma excessão em sua própria regra.Não que Ele não pudesse vir a fazer ser gerado e nascer do ventre de uma mulher levita alguém que fosse segundo o seu coração para o sacerdócio,Ele podia;mas creio que rompendo as regras da linhagem levita,mostrava que qualquer homem,em qualquer tempo,nunca deve relaxar em seu chamado,pois Deus pode levantar substitutos onde e como quer.
''maldito aquele que faz a obra de Deus relaxadamente.''Jeremias 48:10a
Deus escolheu levantar Samuel,fruto da oração fervorosa de uma mulher chamada Ana,esposa de um homem amoroso chamado Elcana,da tribo de Efraim e assim ,concedendo a uma mulher estéril,efraimita,que desse a luz,a vida de Samuel foi um milagre desde o princípio..
O voto de Ana era que se Deus lhe desse um filho,assim que fosse desmamado,ela o levaria ao templo,e o entregaria para servir ali,sob os cuidados do sacerdote,que era então,Eli.E assim,aos 3 anos Ana abriu mão da convivência com seu filho primogênito para consagrá-lo ao Senhor.Via-o a partir de então,uma única vez ao ano,quando subia da sua cidade para Jerusalém a fim de adorar,como era costume em Israel.Nesta ocasião sempre levava uma nova túnica (capa,proteção,roupa) de linho-para Samuel,adequada ao número que ele estivesse usando,conforme crescia.Ele também usava desde cedo,um éfode-roupa usada por sacerdotes.
Sabe,aqui eu enxergo aquele crente,que chega na Igreja sozinho,não vem com a família, ou não é filho de ninguém ''importante'',não é filho do pastor,mas que o próprio Deus enche do seu Espírito,lhe abre a visão espiritual e separa para um plano especial.Uma pessoa assim,não é levantada por homens,não é escolhido por lisonjas ou interesse,mas talvez de forma imperceptível,ela estará sendo trabalhada por Deus internamente,crescendo gradativamente,e a medida que ela cresce na fé,é ampliado seu dom sacerdotal(a túnica de linho que era trocada todo ano,ao meu ver simboliza isto muito bem)até o ponto de poder assumir seu ministério.
O éfode, por sua vez,para mim representa uma pessoa que sabe muito bem o seu lugar na Igreja,que leva os compromissos que tem a sério por mais simples que sejam;que desde sempre(infância,juventude,vida adulta) se comporta de maneira apropriada passando para as outras pessoas a informação de que a Igreja e os ministérios que nela se exerce não são qualquer coisa ou qualquer lugar.Desta maneira Samuel se tornava uma referencia agradável,tanto para as pessoas,quanto para o próprio Deus.
''E o jovem Samuel ia crescendo,e fazia-se agradável,tanto para com o Senhor quanto para os homens.''1Samuel 2:26
Que Samuel ouviu em determinada noite,pela primeira vez o Senhor falar com ele,creio que todos sabem.Creio também que foi maravilhoso!A melhor experiência que um cristão pode ter é de ouvir Deus falar consigo diretamente,sem outro intermediário que não sejam o Espírito ou Palavra,ou de preferência,ambos juntamente.
E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. 
1 João 2:27

É um voto de confiança muito grande,que nunca se deve desprezar.Samuel ouviu,e embora as palavras que ouvira fossem duras,fossem contra seu senhor Eli,homem a quem certamente respeitava e tinha em estima,pois fora seu criador;eram verdadeiras e precisavam ser ditas.
Um dos textos que mais amo na história de Samuel,e que cito em oração sempre,pedindo que o mesmo ocorra comigo em toda caminhada com Deus,é aquele contido em 1 Samuel 3:19
''E crescia Samuel,e o Senhor era com ele;e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair por terra.''
Creio que o medo maior de todo aquele que é chamado para falar em nome de Deus,é semear engano,e acabar envergonhado pelo não cumprimento de sua palavra.Muito mais do que bem falar,do que ser simpático e agradável,um profeta e sacerdote,um servo ou pastor precisa acertar o alvo,acertar o diagnóstico,profetizar e ver cumprido sobre a vida das pessoas aquilo que Deus lhe revelou,ministrou ou intimou a dizer.O profeta Jonas,em outro contexto bíblico, teve tanto medo que mesmo tendo ouvido o recado certo da parte de Deus,preferiu fugir do que ir até Nínive apregoar destruição.Quando finalmente,após repreendido,obedeceu,tendo o povo se humilhado por seus pecados e diante disso tendo Deus voltado atrás na decisão de destruir, correu cobrar de Deus,por ter se sentindo um mentiroso,um profeta que fala e cuja palavra não se cumpre.
Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 
Jonas 4:2

No Novo Testamento,ao convocar seus discípulos para o Ide,o Senhor Jesus os mune dos sinais e maravilhas que o confirmariam como homens que realmente foram escolhidos e enviados por Deus.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. 
Marcos 16:17-20


Amados
em todo nosso chamado,venhamos a buscar santidade,compromisso,visão,obediência,ouvidos bem atentos para ouvir Deus e coragem o bastante para transmitir tudo o que Ele nos disser a fim de sermos como Samuel,segundo o seu coração e segundo a sua alma.Afim de que Ele nos dê uma casa(ministério)firme,e nos faça andar diante Dele.Que junto com isto,caminhe nosso amor e misericórdia para com as almas,o desejo de medicá-las corretamente a fim de curá-las e salvar de suas misérias.Que caminhe conosco a cobertura e o respaldo do próprio Deus,não deixando cair por terra nada daquilo que em temor e certeza,falarmos em nome dEle,que caminhe conosco o dom de falar novas línguas, curar os enfermos,expulsar os demônios,pisar em serpentes e escorpiões sem que nada nos faça dano,e de sobreviver a qualquer veneno,no sentido literal ou não.Essa é a oração que faço pelo meu e pelo seu ministério,em nome de Jesus,amém!

Ah,e eu não poderia deixar de postar este vídeo clip lindo,que é para crianças,mas fala muito ao meu coração:



*Abraço e paz!



Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

2 comentários:

chat gospel disse...

Muito bom seu blog gostei muito os artigos estão muito legais! eu também tenho um site gospel, porém seu blog é D++++....!.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo!
Olha, esse foi um dos post que li aqui em que mais o Senhor me tocou. Honra e glória seja dada a Ele!
Fico muito feliz e orgulhosa quando o Senhor Deus enche do seu conhecimento nossos irmãos e irmãs em Cristo a fim de nos fortalecer.
Tenho pouco tempo de convertida e sou muito tímida para expressar aquilo que o Senhor coloca em meu coração, mas me faz muito bem está sempre por aqui.
Alessandra, seu contato por email é esse ao lado, abarcelos1@gmail.com?
Fico no aguardo, na dúvida o meu é silvioemonica@bol.com.br
Grande beijo
Mônica Soares/ Maceió

Edificando em todo lugar..

type