sábado, 13 de julho de 2013

Aprendendo com os erros de Davi parte 3:Além de corrigir meus erros,posso me superar em meus acertos


E sucedeu que quando os que levavam a Arca do Senhor tinham dado seis passos,sacrificava bois e carneiros cevados.E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor;e estava cingido com um éfode de linho.Assim,subindo,levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor,com júbilo e ao som de trombetas.''-2Samuel 6:13-15

Estamos na terceira postagem  cujo tema é aprender com alguns erros do homem que foi chamado ''segundo o coração de Deus'',pelo próprio Deus-a saber:Davi.
Desde então vimos 3 níveis nas atitudes e emoções dele :
1-Por não observar os detalhes contidos nos mandamentos de Deus ou apenas por desconhecê-los, ele falhou tentando levar a Arca da Aliança para Israel da primeira vez sobre um carro de bois novo,o que fez com que os bois tropeçassem e Uzá ao estender as mãos para a Arca fosse morto;Davi então teve medo;deu àquele lugar o nome de Perez Uzá(Deus abriu brecha em Uzá)e deixou a Arca por 3 meses na casa de um homem chamado Obede Edom a quem Deus abençoou grandemente.
O erro de Davi nos ensina que boas intenções não substituem obediência,já que a maneira certa de levar a Arca era por mãos humanas,através das varas que passavam pelas argolas laterais.Assim devemos sempre vigiar e procurar fazer as coisas como Deus manda,e não como nós achamos que seria melhor fazer.
2-Davi tem notícias sobre a casa de Obede Edom,se anima novamente,supera o trauma,e sua esperança em trazer a Arca para Jerusalém renasce,nos ensinando que ainda quando corrigidos por Deus ou assustados com seu agir,ou por aquilo que Ele permitiu acontecer em nossas vidas não devemos nos afastar Dele definitivamente,pois Ele não nos repreenderá para sempre,mais usará de compaixão para conosco;devemos então respirar fundo e buscar fazer o que é certo,para que sejamos aceitos.
Agora entramos no terceiro nível de aprendizado sobre este texto:
Davi não se contentou em apenas fazer a coisa certa do jeito certo,ele buscou ir além e fazer de uma maneira ainda mais especial,que ninguém antes havia feito.
A Palavra diz que a cada seis passos que davam os homens que carregavam a Arca;Davi oferecia sacrifícios de bois e carneiros cevados.
Pra quem tem menos intimidade com o Antigo Testamento é necessário explicar que nos tempos antigos,oferecer sacrifícios de animais,era a maneira com a qual deveríamos agradar a Deus ou  pedir perdão pelos pecados.Esta prática foi abolida no Novo Testamento,por Jesus no Calvário,pois ali Ele se tornou o Cordeiro sem defeito,imaculado,que derramou seu precioso sangue em favor de nossos pecados.O seu sacrifício foi definitivo e poderoso o bastante para substituir qualquer outro sacrifício ou derramamento de sangue desde então.
Se é assim,talvez você se pergunte,o que poderíamos fazer hoje para agradar o coração de Deus como Davi procurou fazer na ocasião citada nesta postagem.A Bíblia nos diz que tipo de sacrifícios agradam ao Senhor hoje:
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.Salmos 51:15-17

Davi seguia a forma de culto do seu tempo,por isso oferecia,conforme a Lei,os  carneiros e bois cevados,mas mesmo naquela época em seu íntimo já sabia que para Deus o que importava mesmo,era um louvor sincero,um espírito sensível,quebrantado,não resistente Sua presença e vontade,isto sim era um sacrifício ao qual Deus jamais desprezaria.Davi sabia,tanto que ele mesmo escreveu o Salmo 51,de onde extraímos este versículo.
A Bíblia ainda diz no trecho que abre esta postagem,que Davi ia a frente da Arca,dançando alegremente, com todas as suas forças,vestido como um verdadeiro sacerdote(éfode de linho);o que representa que se preocupou em apresentar-se em santidade perante a Arca,e o gral de importância que dava aquela cerimônia,que era muito mais de adoração verdadeira do que religiosa.
Também fala que o povo que o acompanhava estava ''no mesmo espírito'',ou seja,tão alegre quanto ele.Certamente uns porque também veneravam a Presença de Deus representada na Arca,outros;por ver o seu líder,o seu rei,o seu maior exemplo,portando-se daquela maneira e adorando verdadeiramente a Deus.
O que aprendo com Davi,é que falhar todos falhamos,uns porém desistem diante das falhas,outros voltam,refazem o caminho e acertam;e ainda há um terceiro grupo muito mais excelente de pessoas,que além de aprender com seus erros e ter coragem de tentar outra vez,fazem de tal maneira algo perfeito para Deus que ninguém antes havia feito.Isto alegra o coração do Pai.
Que cada um de nós reflita,analise e anseie ser tal como ele foi,segundo o coração do Senhor.
Não perca a próxima postagem sobre este tema.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,mais do que admitir que falhamos e onde falhamos,mais do que ter coragem de refazer o caminho e procurar acertar,queremos te surpreender com uma adoração sincera e genuína,com expressões de amor verdadeira.Queremos empenhar todas as nossas forças para te alegrar,para te agradar e inspirar tantos outros que se espelham em nós a agir da mesma maneira.
Espírito Santo,nos inspira para que sejamos assim.Oramos em nome de Jesus amém.










Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type