segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Desprezando as bençãos


''Os filhos de Efraim,armados e trazendo arcos,retrocederam no dia da peleja.''-Salmo 78:9

Estou feliz por poder compartilhar esta mensagem com vocês,algo novo,que o Senhor me ensinou diretamente ontem,durante a campanha familiar.
Durante a campanha,várias vezes ,ao abrir a Palavra aleatoriamente o Senhor tem nos feito refletir e mergulhar profundamente no tema deste ano:cativeiro,os 70 anos em que o povo ficou cativo na Babilônia e o porquê;sobre aqueles que:
*mesmo em cativeiro,morando e sendo tratados como inferiores em terra estrangeira continuaram vivendo de acordo com os mandamentos do Senhor;
*os que nunca mudaram,nem se arrependeram dos males que fizeram mesmo sofrendo o dano;
*e aqueles que depois de tudo,viveram o cumprimento da palavra de restauração,onde puderam voltar para Jerusalém,tratados,renovados em seu temor a Deus ,restaurados em sua sorte.
O último exemplo citado,deu origem a inspiração do Salmo 126,um de meus preferidos e dos mais lindos,um salmista descreveu como se sentiram os que voltaram :

''Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião,estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de canticos.
Então se diziam entre as nações:Grandes coisas fez o Senhor a estes.
Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres..''-Salmos126:1-3

O Senhor tem usado muitos textos em Isaías,Ezequiel,Jeremias Salmos e etc para ministrar a nós,e só o Salmo 78 caiu para nós 3 vezes.A primeira vontade que tive foi de fechar a Bíblia e abri-la de novo para cair em outro lugar,mas Gabriel outro dia me alertou sabiamente:
-Se caiu aí de novo,é porque Deus quer que leiamos de novo.
E não é assim com um bom filme ou um bom livro?Quando assistimos da segunda ou até da terceira vez sempre prestamos atenção em um trecho ou cena que não notamos da primeira vez?
Pois bem,ontem o Senhor me fez enxergar com maior interesse este versículo que abre a postagem:
''Os filhos de Efraim,armados e trazendo arcos,retrocederam no dia da peleja.''Salmo 78-9
Que interessante pensar que a tribo de Efraim,estava ali,com a faca e o queijo na mão-como se costuma dizer num ditado popular.Receberam a ordem do Senhor de tomar posse de sua herança em Canaã,tinham tudo para vencer porque o próprio Deus pelejava por eles,mas não obedeceram totalmente,e isto aos olhos do Senhor,que usou em Espírito o salmista Asafe para escrever o Salmo 78,soou como ''estar armado e munidos de arco,mas retroceder no dia da batalha''.
Para os que entendem de futebol,é como o artilheiro estar de cara com o gol,sem marcação ou impedimento,e desistir de chutar a bola.
Fui procurar no Livro de Josué(que demarca este tempo de posse da herança das 12 tribos de Israel á Canaã-a Terra Prometida)e encontrei o motivo da expressão no Salmo 78.
Efraim tinha uma ordem de Deus:subir para possuir a terra e expulsar de lá seus antigos moradores,porque Deus reprovava seus costumes,sua idolatria,os ídolos que eles serviam e a maneira de viverem;
o Senhor repetiu muitas vezes através de Moisés e Josué,que não deveria ser feita aliança com aquele povo,pois caso contrário,aos poucos Israel aprenderia a viver de acordo com seus costumes;
no entanto,Efraim resolveu por conta própria desobedecer esta pequena ordem,não expulsou os moradores,transformou-os em tributários(obrigou-os a pagar impostos pra viverem ali)mas deixou-os habitar entre eles.
Sabe,o que mais tenho aprendido durante a campanha,é como obedecer a Deus nos detalhes faz toda a diferença.
Muitas vezes queremos obedecer só metade daquilo que Ele nos manda fazer,geralmente a parte que nos convém,que nos pareça mais agradável..mas o ideal é fazermos tudo,absolutamente tudo da maneira como Ele ordenou,pois como um pai que já conhece todo o caminho de ida e de volta e instrui um filho a não tocar aqui ou não entrar por ali..assim o Senhor sabe porque devemos ou não devemos fazer alguma coisa.
Ao desobedecer a ordem de expulsar os moradores,a tribo de Efraim deixou uma brecha aberta para sua própria queda como povo consagrado e separado,que não se deu do dia pra noite,mas foi absorvida aos poucos,até que não houvesse mais diferença entre o povo de Efraim,povo de Deus e os antigos moradores daquela terra,cuja conduta Deus havia reprovado e isto resultasse-somado a outras coisas-em cativeiro.
Esta frase do versículo 9 do Salmo 78 também me inspira outra coisa:
Nós cristãos,muitas vezes já recebemos a Palavra de vitória,estamos totalmente encorajados e revestidos por Deus,basta fazer a nossa parte,pois a vitória é certa,e ainda assim, espiritualmente armados e munidos de arco,ao invés de tomar posse do que Deus prometeu,retrocedemos,e isto em diversas áreas da nossa vida!
Também ontem,pra fortalecer este raciocínio,o Senhor me fez meditar numa bronca que Josué teve que dar a 7 das 12 tribos de Israel.As outras 3 tribos já haviam  tomado posse de suas terras,porém 7 das tribos estava adiando,negligenciando a benção,vejam:
''E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.E disse Josué aos filhos de Israel:Até quando sereis negligentes a passardes para possuir a terra que o Senhor,Deus de vossos pais lhes deu?''-Josué 18:2-3
Josué os obrigou a tomar decisão:escolher três homens de cada tribo para ir até as tais terras ,descrevê-la(numa espécie de mapa),depois trariam aquele mapa a ele,que lançaria sortes(sorteio) perante o Senhor para ver qual tribo ficaria com qual pedaço..esta repartição e este lançar de sortes perante o Senhor foi que fez um outro salmista escrever em um dos salmos este tipo de linguajar:
As minhas divisas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.Salmos 16:6(-detalhe que nesta caso,num versículo antes,o salmista que escreveu não estava preocupado com esta herança geográfica,ele se referia ao Senhor,a quem chamava de ''sua herança .)
Amados,analisando ontem o texto,percebi que o que eles herdaram não foi pouca coisa:
cada tribo herdava 12,17,19 cidades com suas aldeias...,era como Deus dar hoje para um povo,ou uma só família toda a capital de São Paulo- contando o interior e suas aldeias!!
Termino esta postagem,pedindo que reflitam sobre as oportunidades desperdiçadas,sobre as ordens dadas por Deus mau obedecidas;sobre receber do Senhor um grande presente  e adiar abri-lo para desfrutar Dele,fazendo ao próprio Deus uma grande desfeita!
Sejamos cheios do Espírito Santo,filhos obedientes que ouvem a voz do Pai e obedecem tudo o que Ele nos propõe,pois sem dúvida,obedecer a Ele que tudo vê (El Róy é o seu nome,Deus que tudo vê)e tudo sabe,será sempre o melhor pra nós.
*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor meu Deus,perdoa-nos pelas vezes que munidos de espada e arcos,ainda assim,retrocedemos no dia da batalha.Perdoa-nos as vezes que adiamos tomar posse de algo que o Senhor nos deu,sem entender quão grande presente era!Mostra-nos as oportunidades e ensina-nos a aproveita-las no momento que chegam até nós.Também nos faz andar em total obediência diante de Ti,reconhecendo que teu olhar enxerga muito além do nosso e que nós,nada sabemos.
Livra-nos de nossas prisões e das armadilhas que para nós armaram,restaura totalmente nossa sorte como é a tua promessa.Oramos em nome de Jesus,amém!

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

3 comentários:

Kelly Azevedo disse...

Como Deus é bom! Que vc continue sendo este canal de benção Le. bjos

Anônimo disse...

Olá Alessandra,

Tive a oportunidade de conhece os seus Blogs e achei o seu trabalho muito bacana.
Trabalho no Marketing do Grupo Editorial Pensamento e este mês estamos lançando o livro o livro "A queda de Lúcifer" - o primeiro volume da Série de Ficção "As crônicas dos irmãos celestiais" que conta a história de três irmãos angelicais: Miguel, Gabriel e Lúcifer, dentre eles o último citado, até então o braço direito de Deus, se rebela quando descobre a duplicação do código genético do próprio pai, que será utilizado então para criar a raça humana.
Trata-se de um livro de ficção baseado no livro de Gênesis da Bíblia Sagrada. Estamos fazendo um trabalho de divulgação do livro entre as igrejas e grupos de trabalhos evangélicos e gostaria de verificar se podemos enviar 01 exemplar para você conhecer. Você pode me informar um e-mail de contato onde eu possa enviar mais informações do livro e conversarmos a respeito. obrigada Gisele

Anônimo disse...

Esqueci de informar meu e-mail para envio do e-mail de contato: gisele.souza@grupopensamento.com.br

Edificando em todo lugar..

type