segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Quando o sonho vira obsessão depressiva


A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida.
Provérbios 13:12


Na última semana,assisti algumas partes de um filme nacional de nome *O Palhaço.Eu conversava com outras pessoas e o filme não conseguiu prender muito minha atenção..mas notei que se tratava de um jovem palhaço ,que junto de sua família fazia parte de um circo.Sua tarefa-como a de todo palhaço- era entreter as pessoas,fazê-las sorrir..mas ele foi ficando amargurado por algo que desejava e não conseguia comprar:um ventilador,por isso,não conseguia mais desenvolver sua função.

Sua obsessão por ter um ventilador se tornou tamanha,que  o tornou depressivo,olhava para a platéia e enxergava ventiladores,e também os enxergava em qualquer ambiente onde se encontrasse.
Achei de início o enredo meio bobo,cheguei a comentar que se soubesse o endereço daquele palhaço,eu mesma lhe enviaria um ventilador,já que é algo até simples de se adquirir..mas depois,fui me identificando em alguns estágios da vida,em algumas situações que já vivi e ainda vivo..e embora o meu problema não seja exatamente um ventilador(pensando bem..em algum momento até já foi!) há inúmeras coisas que por me faltarem,causaram grande tristeza,sentimento de incapacidade e frustração.
Na verdade,tudo aquilo que não conseguimos ter ainda e achamos que nunca conseguiremos ter,se transforma em uma espécie de obsessão que nos leva a tristeza.Na mocidade por exemplo,meu ventilador era um namorado,alguém que me amasse de verdade.Mais tarde,meu ventilador se transformou em meu próprio negócio..se não temos dinheiro,nosso grande ventilador é o dinheiro,se não tivermos qualquer outra coisa,a importância de todas elas pode ser comparadas a importância dada ao ventilador na vida do palhaço do filme.
No próprio versículo que abre a postagem hoje,isto se confirma:a esperança adiada(tudo o que queremos,porém demora a chegar)adoece o coração,causa tristeza,até depressão..mas quando o desejo se cumpre,nossa vida renasce como uma árvore!
Enquanto esperamos,que oremos,que entreguemos a Deus cada um de nossos propósitos,agradecendo de antemão e crendo que ao seu tempo tudo se cumprirá.
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios 16:3
É certo que muitas vezes,chegar perto,''quase lá'' e no último instante não conseguir,pode ser pior do que nunca ter chegado perto,e a vida tem destas coisas.A gente chora,jura que vai desistir,engaveta nossos sonhos,nossos projetos,fecha o coração..mas sonho que é sonho não morre,esperança que é esperança ,as vezes se cansa,mas não desiste.
No filme,o palhaço finalmente conseguiu seu desejado ventilador,e então voltou a ser quem era..provavelmente se houvesse continuação do filme,logo cismaria com outra coisa,e teria que vigiar para não entrar numa nova crise,porque nós seres humanos somos assim mesmo:nunca estamos plenamente satisfeitos.
As vezes também acho que rotulamos de ''impossível'' algumas coisas até simples de serem resolvidas e assim gastamos muito tempo sofrendo em vão,por algo que com um pouco apenas de fé e esforço seria alcançado.Eu mesma já me deixei prender numa mente pequena,miserável,achando que luxo ou realização alguma eram pra mim,todas eram apenas para outros,mais afortunados do que eu.Passei a me policiar ao ler o livro:Os Segredos da Mente Milionária,que nos ensina que o pobre (de mente)olha e pensa:
_ ''Eu gostaria muito de ter,mas isto não é pra mim''
O classe média(de mente)olha duas coisas e diz:
_''Terei de optar por apenas uma.''
Já a mente milionária,ao olhar para duas coisas que deseja pensa:
_''Ficarei com as duas-ou-Levarei esta agora  e em breve voltarei para buscar aquela.''
Neste livro,o autor diz que o universo conspira a nosso favor naquilo que desejamos,ou pensamos..já a Palavra de Deus dá ao próprio Deus a autoria desta conspiração dizendo que :
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
e que
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador(presenteador,recompensador) dos que o buscam. Hebreus 11:6
Portanto,se queremos algo e isto é bom,devemos crer que Deus também deseja aquilo para nós pois é um bom Pai, e nos dá boas coisas(ainda que sejamos tentados a achar que Ele pensa ser nossa necessidade uma grande bobagem ),como um pai que sempre dá boas coisas a seus filhos..
e assim esperemos com fé crescente e constante a oportunidade certa daquilo nos alcançar.
*Abraço e paz.
oração de hoje:
Senhor,cura-nos do nosso sentimento de fracasso,de azar,de imerecimento.Cura-nos da fé ao contrário que repete persistentemente em nossa mente e coração que outros podem ter,ser e fazer,mas nós não.Livra-nos de sonhos que nunca se realizam,traga nossos sonhos a existência,demonstra-nos tua fidelidade e cuidado para conosco a fim de que a tristeza não nos domine e a fé desapareça.Oramos e agradecemos em nome de Jesus,amém.
*O Palhaço:O Palhaço é um premiado filme brasileiro de 2011 dirigido, co-escrito e estrelado por Selton Mello. É o segundo filme longa-metragem dirigido por Mello, o anterior foi Feliz Natal. Wikipédia


  • Data de lançamento: 28 de outubro de 2011 (Brasil)

  • Direção: Selton Mello

  • Duração: 88 minutos

  • Música composta por: Plínio Profeta

  • Roteiro: Marcelo VindicatoSelton Mello
  • para assistir O Palhaço via Your Tube clique aqui



    Esta postagem é patrocinada por:
    www.chocolateemorango.loja2.com.br

    3 comentários:

    Nathali Nunes disse...

    Sábias palavras, precisava ouvir ela hoje.

    Anônimo disse...

    A paz do Senhor Jesus queridona!
    Olha, cada dia me fortaleço mais e mais no nosso Deus! Acredito que Deus sempre confirma através de sua palavra e ontem o culto na minha igreja foi sobre Restituição de sonhos. Hoje, me deparo com essa benção aqui.
    Confesso que chorei e até estou sem palavras impactada com a mensagem, pois estava com um sonho frustado.
    Mas, os sonhos de Deus não se frustam e por isso devemos está sempre alegres e firmes.
    Deus te abençoe muito!!!!
    Mônica Soares

    Unknown disse...

    Bom dia minha irmã, a primeira coisa que fiz ao ligar o computador, foi procurar um texto seu, mais uma vez Deus nos deu uma palavra enriquecedora através de sua vida, que Ele continue te abençoando. Paz

    Edificando em todo lugar..

    type