domingo, 20 de abril de 2014

Celebração da Páscoa:estamos preparados?


E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito.2 Crônicas 30:5

Ontem a noite,antes de dormir,combinei com Alex e Gabriel que a primeira coisa que faríamos hoje,seria uma oração de celebração á Páscoa do Senhor Jesus,sua morte e ressurreição.
Ao amanhecer,Alex tomou a iniciativa em me lembrar do combinado,embora o Gabriel ainda estivesse dormindo,e assim nós dois apenas oramos naquele momento,e Gabriel orou sozinho quando acordou.
Enquanto eu orava ,o Senhor ministrou ao meu coração uma passagem bíblica,onde sacerdotes e levitas não estavam preparados suficientemente para ministrar a Páscoa em Israel..este costume havia sido deixado de lado em meio a tantas crises ,idas e vindas de reis e saques de povos inimigos.Na ocasião por exemplo que antecede o versículo que separei para dar início a esta postagem,a Casa do Senhor havia sido abandonada por sacerdotes e levitas,as lâmpadas haviam sido apagadas,as portas fechadas e o serviço sacerdotal,totalmente esquecido.
E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, e lhe deram as costas.
Também fecharam as portas do alpendre, e apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santuário ao Deus de Israel.2 Crônicas 29:5-7

O primeiro versículo que me chama atenção no contexto,é o fato de Ezequias,o rei em Judá na época,testificar que ''foi ministrado ao seu coração'' aquilo que ele deveria fazer:
Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o Senhor Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.2 Crônicas 29:10
Me chamou a atenção porque foi o que aconteceu comigo esta manhã,enquanto eu orava,confessava a Deus meus pecados,me lembrei que eu mesma não havia refletido o bastante sobre o significado genuíno da Páscoa este ano;intimamente até aquele momento,não havia me consagrado como Jesus merecia..e me veio ao coração o fato de que também sou como os sacerdotes e levitas:alguém do altar,alguém separado para a obra de Deus e que ultimamente,é como se eu mesma tivesse fechado as portas do meu ministério,apagado as lâmpadas e me contentasse em viver uma vida comum.O recado que Ezequias dá aos sacerdotes e levitas no versículo que vem a seguir ,é o mesmo recado que o Espírito ministrou a mim antes mesmo de eu ler o texto:
Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o Senhor vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.2 Crônicas 29:11
A semelhança entre o texto bíblico e o histórico cristão hoje,é que  a Páscoa perdeu a devida importância para muitos.No Antigo e no Novo Testamento,ela sempre representou um dia de expiação e sacrifício pelo pecado do povo de Deus.É dia de purificação,de confissão,de arrependimento,de oferecermo-nos e a tudo o quanto pudermos oferecer(na época oferecia-se animais),como oferta de amor e sacrifício ao próprio Deus e isto começa pelos levitas e sacerdotes.
Já sabemos-embora alguns simplesmente desprezam o fato de que isto tudo nada tem a ver com coelhos e chocolates nada tem a ver com feriado ou um simples almoço em família-que a Páscoa é dia de consagração a Deus.
Se analisarmos diversas passagens e livros diferentes da Bíblia veremos que algumas vezes ela foi celebrada como se devia outras não,tudo dependia da crise e das autoridades que regiam sobre Israel e Judá no momento.Algumas vezes os sacerdotes e levitas estavam a postos,prontos para ministrarem a Deus por si mesmo e pelo povo e outras vezes foram surpreendidos despreparados.
Nas Igrejas,e na vida cristã ainda acontece assim:é imperdoável,mas esquecemos,banalizamos,tratamos a Páscoa como o restante da sociedade muitas vezes.
Simplificando tudo,atenção levitas e sacerdotes:Prepare-se!Santifique-se!Deixe o Espírito ministrar sensivelmente sobre esta data primeiramente a você que trará a Palavra ou o louvor.O ensino sobre o verdadeiro sentido pascoal começa em nós.Não seja pêgo desatento hoje!Prepare uma ministração especial,tenha no coração desejo profundo de conduzir a Igreja á confissão e remissão de pecados honrando o Cordeiro que foi morto.
Se você que me lê porém, é cristão e não tem um ministério de frente ,não importa quem sejas,onde estiver,tendo ou não culto pela manhã ou pela noite em sua Igreja;teatros,homenagens especiais.. ainda assim é um dia especial onde Deus espera nossa reverencia,nossas confissões.É o dia que Ele mesmo separou para que o Sangue do Cordeiro Santo-Jesus-seja aspergido sobre todo aquele que crê no seu poderoso e definitivo sacrifício,honre particularmente este dia.
Quem dera hoje eu ainda tivesse ministrando aos meus alunos de escola bíblica dominical ou dirigindo uma Igreja para poder ministrar tais verdades aos seus corações..ministerialmente,hoje estou despreparada como aqueles levitas e sacerdotes.Mas sinto-me  e sei que sou levita e sacerdote em qualquer tempo,em qualquer lugar,pertenço ao altar do Senhor e nada tira de mim este selo e esta identidade.Hoje,ofereço a Ele-ainda que tardiamente,pois poderia ter começado antes-o meu pedido de perdão,a minha adoração,a minha vida.Ofereço a Ele o meu entendimento de que Páscoa é um dia santo,pra lá de especial.Preparo meu coração para o adorar seja onde e como for,entendendo isto aqueles que estão ao meu redor ou não.
Agradeço ao Santo Espírito por ter me tocado com estas verdades,por ter ''feito subir ao coração''como ao coração do rei Ezequias este entendimento hoje enquanto eu orava.
Esta postagem,é apenas para despertar-se porventura ainda não foi desperto-o seu coração também.
Escolha um lugar em sua Casa ou na Igreja,para confessar seus pecados e pedir que sejam perdoados.Adore-o por tudo o que Jesus fez,por tudo o que enfrentou em nosso lugar.Pública ou particularmente o exalte,Ele é digno,e Páscoa não é coelho,comércio ou chocolate,Páscoa é nova oportunidade de renovar a aliança com nosso Deus.
*Abraço e paz!
♪venho Senhor minha vida oferecer como oferta de amor e sacrifício
quero minha vida a Ti entregar,como oferta viva em teu altar
pois pra te adorar foi que eu nasci
cumpre em mim o teu querer,faça o que esta em teu coração
e que a cada dia eu queira mais e mais estar ao teu lado Senhor..♪

Esta postagem é patrocinada por:
www.chocolateemorango.loja2.com.br

Nenhum comentário:

Edificando em todo lugar..

type